Operação Anthropoid (“Anthropoid”)

Operação Anthropoid
Foi uma ousada operação durante a 2ª Guerra Mundial onde um pequeno grupo se reuniu na antiga Tchecoslováquia ocupada pelos nazistas para tentar assassinar o terceiro homem do Reich depois de Hitler e Himmler, o General da SS Reinhard Heydrich, o arquiteto da Solução Final (Holocausto).

O filme foca em particular em dois membros desse grupo, os paraquedistas Josef (Cillian Murphy de “Retreat”) e Jan (Jamie Dornan de “Robin Hood – A Origem”), os quais foram os principais orquestradores da operação e ainda mostra em detalhes a sequência de eventos que culmina numa jornada física e emocional de todos que fizeram parte.

O ponto alto está justamente boa mistura de uma descrição de fatos acurados com o desenvolvimento da personalidade dos envolvidos, principalmente a dupla de protagonistas. Permite não só que o espectador consiga entender essa importante parte da História da guerra que poucos livros destrincham, como também criar afinidade pelos personagens, o que gera emoções e tensões cada vez mais fortes rumo ao clímax.

Ajuda muito a atuação do elenco inteiro bastante calibrada e até mesmo os coadjuvantes conseguem rapidamente passa a sua mensagem. Se Jamie Dornan finalmente acha um papel ao qual pôde se dedicar, Cillian Murphy como sempre está impecável.

O design de produção faz um belo trabalho de reconstituição, juntamente com a cenografia e figurino, enquanto a trilha sonora de Robin Foster contribui para a construção do clima.

Operação Anthropoid” é seguro do que fala, tem propriedade e ao mesmo tempo emoção, cometendo poucos erros narrativos e romantizando os fatos com o devido equilíbrio. Recomendado!

Curiosidades:

– Ao todo já existem 6 filmes que contam essa mesma história. 5 feitos antes desse e 1 feito depois.
– O ator Detlef Bothe que faz Reinhard Heydrich, fez exatamente o mesmo papel em outro filme, “Lídice” de 2011.
– Os azulejos do chão do apartamento onde os paraquedistas se escondem são em formato de suástica, mas isso é uma mera coincidência, até porque o símbolo é bem mais antigo que o nazismo.

SPOILER – SÓ LEIA SE JÁ VIU O FILME

– Não é contado no filme, mas o traidor do grupo, Curda, teve uma nova identidade criada e se casou com uma mulher alemã. Só que quando os alemães perderam a guerra, ele foi caçado, preso e executado por traição em 1947.

Ficha Técnica

Elenco:
Jamie Dornan
Cillian Murphy
Toby Jones
Charlotte Le Bon
Anna Geislerová
Brian Caspe
Karel Hermánek Jr.
Hana Frejková
Sean Mahon
Jan Hájek
Marcin Dorocinski
Alena Mihulová
Bill Milner
Pavel Reznícek
Harry Lloyd
Václav Neuzil
Jirí Simek
Detlef Bothe

Direção:
Sean Ellis

Produção:
Sean Ellis
Mickey Liddell
Pete Shilaimon

Fotografia:
Sean Ellis

Trilha Sonora:
Robin Foster

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑