Operação Invasão (“Serbuan Maut” / “The Raid”)

Genre :
Actor :
Director :
Country :
Release Date : 2011

Um dos melhores filmes de ação dos últimos anos vem da Indonésia, é de 2011 e inspirou vários filmes mais recentes como “Dredd” e “13º Distrito”.

Escrito e dirigido pelo galês Gareth Evans que também participou da condução de uma das sequencias do terror “V/H/S 2”, a trama toda se passa dentro de um imenso prédio. Um esquadrão de elite da polícia é designado para adentrar nessa fortaleza dirigida por um traficante e prender todos os criminosos e apreender toda a droga. Só que como a polícia lá também é corrupta, já tinha gente sabendo e a missão vai se tornar um massacre.

E é isso. Pau puro. Porrada comendo solta durante quase os 100 minutos. Mas não é qualquer porrada. Além de uma coreografia impecável – de fazer os melhores filmes de luta tirarem o chapéu – Gareth Evans conseguiu a proeza de imprimir tomadas artísticas e ângulos de câmera jamais imaginados na confecção das cenas. Muito mais do que ação em ritmo alucinante, o filme é um espetáculo visual concentrado num recinto fechado.

Com atores nativos, portanto desconhecidos, o espectador fica a mercê do roteiro que não poupa ninguém, surpreendendo a cada momento com mortes de personagens com afinidade ao público, provocando ainda mais tensão. O elenco é comprometido e o protagonista Iko Uwais (que logo depois emplacou “O Homem de Tai-Chi”) no papel de Rama se torna um herói improvável já que acertadamente ele não é posto como o brutamontes indestrutível e tem tantas chances quanto qualquer outro personagem.

Sem falar que a trilha sonora que embala a platéia é de ninguém menos que o líder do Linkin Park, Mike Shinoda.

Operação Invasão” não tem pausa, tem um roteiro muito bem estruturado, é um deslumbre visual e é de tirar o fôlego. É violência pura encontrando a pura arte.

E já saiu a continuação!

Ficha Técnica

Elenco:
Iko Uwais
Joe Taslim
Donny Alamsyah
Yayan Ruhian
Pierre Gruno
Ray Sahetapy
Tegar Satrya
Iang Darmawan
Eka ‘Piranha’ Rahmadia
Verdi Solaiman

Direção:
Gareth Evans

Produção:
Ario Sagantoro

Fotografia:
Matt Flannery
Dimas Imam Subhono

Trilha Sonora:
Aria Prayogi
Mike Shinoda
Joseph Trapanese
Fajar Yuskemal

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑