Os Descendentes (“The Descendants”, EUA, 2011) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Alexander Payne é aquele diretor tão autoral que quando assistimos a um de seus filmes é fácil identificar seus traços. Porém mesmo autoral, ainda consegue ter um estilo acessível, pelo menos para quem gosta de dramas inteligentes, como suas obras até então, vide “Entre Umas e Outras”.

Aqui ele faz mais uma ótima parceria, dessa vez com George Clooney (“Um Homem Misterioso”) como Matt, cuja esposa acabou de sofrer um acidente e se encontra em estado grave no hospital. Sendo um marido e pai ausente, com a deterioração do estado de sua esposa, ele se vê na ingrata tarefa de cuidar sozinho de suas duas problemáticas filhas, lidar com a venda de um importante terreno de família e ainda descobrir indesejáveis segredos de seu casamento.

Cabe começar a análise destacando a impecável atuação de Clooney, candidato com todo o mérito ao Oscar deste ano. Ele não precisa de nenhum maneirismo para expressar seus sentimentos, o que faz só com o olhar sempre emblemático. E seu timing cômico combinado com a direção segura de Payne dá momentos de boas risadas sem diluir a seriedade do contexto. E não dá pra falar de comédia sem falar no jovem ator iniciante Nick Krause que representa o adolescente abobalhado Sid, como o próprio alívio cômico da produção. Pra completar, a estreante Shailene Woodley é de uma autenticidade tremenda. Tanto que concorreu ao Globo de Ouro de Melhor atriz coadjuvante (além de ser linda).

O roteiro – escrito também por Payne – consegue fazer uma curiosa e bem elaborada conexão em todos os eventos inicialmente dispersos e ainda assim manter a verossimilhança. O diretor não se furta em mostrar graficamente o estado físico cada vez mais crítico de sua esposa. Aliás, ele acerta em praticamente todos os enquadramentos, com exceção da cena em que aparece uma certa visita no hospital, onde na ânsia de mostrá-la apenas no último segundo, ele parece ter perdido a mão.

Embalado por uma trilha havaiana (local onde se passa o filme), “Os Descendentes” faz uma curiosa reflexão que expõe logo no início que até no Paraíso, os problemas podem ser tão sérios quanto em qualquer outro lugar. Uma ótima viagem emocional para os amantes do gênero.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
George Clooney
Matthew Lillard
Shailene Woodley
Amara Miller
Nick Krause
Patricia Hastie
Judy Greer
Robert Forster
Barbara L. Southern

Direção:
Alexander Payne

Produção:
Alexander Payne
Jim Taylor
Jim Burke

Fotografia:
Phedon Papamichael

Trilha Sonora:
Dondi Bastone

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Rafaella
    on

    Tb gostei do filme…. A atuação do Clooney tah sensacional!! xD

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑