Os Especialistas (“Killer Elite”, EUA, 2011)

Genre : ,

Há coisas que não mudam. Jason Statham de “Blitz” é uma delas. Parece que ele já se acostumou a fazer papel de si mesmo. O que muda é a qualidade de seus filmes. No caso de “Os Especialistas”, ele e nós, espectadores, tivemos sorte.

Ele é Danny, um mercenário que depois de uma operação mal sucedida decide se aposentar. Tempos depois ele deve voltar a ativa para libertar seu mentor Hunter (Robert De Niro de “Noite de Ano Novo”, aqui como coadjuvante de luxo). Para fazê-lo, sua missão será matar três agentes da SAS (um serviço secreto britânico) por terem matado os filhos de um milionário sheike, o qual colocou Hunter em cativeiro. A tarefa se complica, pois outro agente da SAS, Spike (Clive Owen de “Confiar”) está a espreita.

Aparentemente, a produção não tem tantos diferenciais, apesar de apresentar um design muito bem cuidado, uma direção firme e, mesmo um pouco longo (quase duas horas) e com certas lacunas no meio da ação (a subtrama da namoradinha de Danny é pra lá de desnecessária), consegue facilmente a afinidade do espectador, até porque as cenas de ação são tensas e bem elaboradas.

O que talvez eleve “Os Especialistas” a ponto de diferir positivamente de outros exemplares é a sua abordagem filosófica: repare que a Danny e seus comparsas estão longe de serem heróis, da mesma forma em que o agente Spike se parece muito mais humano e preocupado com seus colegas. Em suma, se não der a impressão de que passamos o filme inteiro torcendo pela turma errada, pelo menos constatamos que não há um lado que mereça mais a vitória que o outro. Isto é, todos os personagens têm uma complexidade e um caráter dúbio que os torna bem mais interessantes que o velho jogo de bandido e mocinho. Aliás, quem mais se destaca do elenco é sem dúvida Clive Owen pelo idealista e ao mesmo tempo amargo e cruel Spike, numa interpretação que o despe da pose de galã.

Os Especialistas” parece ter as doses certas de violência, ação, diálogo e até mesmo filosofia e brinda o público com uma produção de primeira linha, deslizes narrativos a parte.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Jason Statham
Clive Owen
Robert De Niro
Dominic Purcell
Aden Young
Yvonne Strahovski
Ben Mendelsohn
Adewale Akinnuoye-Agbaje
David Whiteley
Matthew Nable
Lachy Hulme
Firass Dirani
Nick Tate
Bille Brown
Stewart Morritt
Grant Bowler
Michael Dorman

Direção:
Gary McKendry

Produção:
Michael Boughen
Steve Chasman
Sigurjon Sighvatsson
Tony Winley

Fotografia:
Simon Duggan

Trilha Sonora:
Reinhold Heil
Johnny Klimek

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑