Os Fantasmas de Scrooge (“Disney’s A Christmas Carol”, EUA, 2009)

Genre : , ,

Um dos mais famosos contos de Charles Dickens já teve diversas roupagens para o cinema, sempre variando entre o bom e simpático, como em “Os Fantasmas Contra Atacam” na década de 80, até o duvidoso como o mais recente “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas“.

Enquanto isso, Robert Zemeckis parece numa cruzada para fazer animações em computação gráfica transmutando atores de verdade em pixels desde 2004 com “O Expresso Polar” e depois 2007 com “A Lenda de Beowulf“. Nesse “Os Fantasmas de Scrooge“,talvez uma das mais fiéis adaptações do livro, dá pra se notar a evolução da técnica, porém a história em si não carece de criatividade para esses efeitos, o que no quesito deslumbramento, acaba sendo um passo atrás.

Acostumado com papéis para o Natal desde “O Grinch“, Jim Carrey (“Sim Senhor“) encarna Ebenezer Scrooge, um velho avarento que odeia o Natal. Até que ele é visitado pelo seu falecido sócio, avisando que ele receberá a visita de três espíritos do Natal – vocês sabem: o do passado, presente e futuro – para que ele consiga deixar as questões materiais fora de seu coração.

O resto é uma histórias que mesmo, com apuro visual, tem poucos atrativos, até porque Zemeckis abraçou uma causa humanista de tal forma que o filme fica com aquela cara de dramalhão, o que não combina muito com o modus operandi de Carrey. Parece não haver um encaixe entre o que a produção é e o que ela deveria ser.

Resta o passatempo de associar a face de cada personagem ao ator correspondente (Jim Carrey faz pelo menos três personagens. Tente descobrir), curtir a maravilhosa trilha do parceiro de Zemeckis desde “De Volta Para o Futuro” Alan Silvestri e encarar a lição de moral que parece ser datada, mas deve funcionar melhor com a criançada. Alugar o DVD é uma ótima maneira de descobrir.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Jim Carrey
Gary Oldman
Colin Firth
Bob Hoskins
Robin Wright Penn
Cary Elwes
Fionnula Flanagan
Lesley Manville

Direção:
Robert Zemeckis

Produção:
Robert Zemeckis
Jack Rapke
Steve Starkey

Fotografia:
Robert Presley

Trilha Sonora:
Alan Silvestri

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑