Os Olhos de Julia (“Los Ojos de Julia”, Espanha, 2011)

Genre : ,

A atriz Belén Rueda e o diretor e produtor Guillermo del Toro (sim, do espetacular “O Labirinto do Fauno”) já tinham feito uma parceria no brilhante “O Orfanato”. Agora ambos voltam, ele novamente como produtor e ela como protagonista que interpreta Julia, uma mulher que tem uma doença degenerativa da visão que aos poucos vai deixando-a cega. Enquanto pensa em enfrentar uma nova técnica de transplante de córnea que pode salvar sua visão ou deixá-la sem definitivamente, ela vai em busca de respostas para a morte misteriosa de sua irmã gêmea Sara, a qual aparentemente cometeu suicídio. Mas Julia está certa de que a irmã foi vítima de um assassino e vai ter que, junto de seu marido, procurar as pistas desse enigma antes que fique completamente cega.

Como em “O Orfanato”, “Os Olhos de Julia” também é uma mistura de gêneros e não apenas um suspense. Por isso quem não contemplar esse mix de drama, romance e suspense dificilmente vai conseguir apreciar a obra como um todo.

O diretor Guillem Morales é extremamente hábil com a câmera e consegue provocar cenas de pura tensão como uma longa seqüência onde propositalmente o espectador não consegue ver nenhum dos rostos que aparecem na tela ou até mesmo se dá ao luxo de uma tomada vista através do olhos do possível suspeito mostrando um dos conceitos que prega de uma pessoa ser tão comum que parece invisível para as outras. Ao mesmo tempo, ele também consegue filmar momentos belíssimos como o momento em que a protagonista está sentada com um enfermeiro no banco a luz do luar e fala do amor que sente pelo seu marido ou até no emocionante desfecho que, de tão bonito, o público até esquece que está diante de um exemplar forte de suspense.

Além disso, o próprio roteiro é minuciosamente escrito para desvelar no momento certo a intrigante cadeira de acontecimentos que resulta no clímax do último ato. Destaque para Fernando Velázquez (mais um do time de “O Orfanato”) que com sua envolvente trilha sonora praticamente joga a plateia dentro da trama, captando com perfeição a atmosfera de cada momento. Mesmo com quase duas horas,

Os Olhos de Julia” é mais uma pérola europeia que vai deixar os cinéfilos embasbacados tanto com os aspectos técnicos quanto os narrativos. E o melhor: com muita emoção.
[rating:4.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Belén Rueda
Lluís Homar
Pablo Derqui
Francesc Orella
Joan Dalmau
Julia Gutiérrez Caba
Boris Ruiz
Dani Codina
Andrea Hermosa
Daniel Grao

Direção:
Guillem Morales

Produção:
Juan Carlos Caro
Joaquín Padró
Mar Targarona
Guillermo del Toro
José Torrescusa

Fotografia:
Óscar Faura

Trilha Sonora:
Fernando Velázquez

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Daniel Bezerra
    on

    Esse filme é excelente… Pena que será esquecido na prateleira das locadoras como acontece com a maioria dos filmes extrangeiros. Infelizmente a maioria dos brasileiros não sabe o que filme de verdade.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑