Os Pingüins do Papai (“Mr. Popper’s Penguins”, EUA, 2011) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Jim Carrey leva uma carreira interessante. Apesar dele não estar mais em seu auge comercial, ele continua alternando seu foco, entre comédias, dramas, entre outros gêneros sempre com a mesma competência. Não dá pra dizer que ele se rebaixou ao fazer essa ótima Sessão da Tarde, pois mesmo no topo, ele sempre se preocupou em fazer produções mais infantis como “O Grinch“, “Desventuras em Série“, “Os Fantasmas de Scrooge“, entre outras.

O filme segue um padrão muito conhecido do gênero e, inclusive, por onde Carrey já trilhou diversas vezes: a do homem sem coração que devido a um evento extraordinário, acaba dando valor àquilo que realmente importa (alguém lembrou de “O Mentiroso“, uma de suas melhores comédias?).

Carrey é Tom Popper, corretor que faz de tudo para comprar bens de terceiros em proveito da empresa para a qual trabalha, visando um dia poder ser um dos sócios. Faltando mais um trabalho para ele entrar na sociedade, ele recebe de herança do falecido pai seis pingüins. Não conseguindo se livrar deles, acaba se afeiçoando de forma a restabelecer laços com sua família, sem antes, é claro, causar mil confusões.

O grande trunfo desta adaptação de livro infantil de Richard Atwater e Florence Atwater é o entendimento do diretor Mark Waters (“Minhas Adoráveis Ex-Namoradas“) que, apesar do tema ser sobre pingüins fofinhos, eles nunca roubam a cena de Jim Carrey, este sim a estrela da produção. É esse equilíbrio que faz a comédia subir um patamar, já que Carrey se encontra em plena forma com todas as suas gags físicas físicas que os fãs aprenderam a amar (a cena dele entrando num ambiente em câmera lenta é ótima).

Outro acerto do roteiro é escrever diálogos que sejam focados no público infantil, mas sem insultar a inteligência dos adultos, tornando a ida ao cinema com os pimpolhos um programa bem mais agradável.

Como citado antes, “Os Pingüins do Papai” é clichê, burocrático e previsível, mas suas qualidades principalmente para o público mirim ofuscam os pontos negativos e mostra que a estrela de Jim Carrey continua brilhando, não importa o gênero de sua obra.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Jim Carrey
Carla Gugino
Ophelia Lovibond
Madeline Carroll
James Tupper
Angela Lansbury
Philip Baker Hall
David Krumholtz
Maxwell Perry Cotton
Clark Gregg
Jeff Lima
Jeffrey Tambor
William Charles Mitchell
Dylan Clark Marshall
Kelli Barrett

Direção:
Mark Waters

Produção:
John Davis

Fotografia:
Florian Ballhaus

Trilha Sonora:
John Powell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑