Os Vingadores (“The Avengers”)

Os super-heróis da Marvel fizeram uma incursão irregular no cinema. Obtiveram um ótimo resultado com “O Homem de Ferro”, outro razoável com “Capitão América”, um pouco questionável com “O Incrível Hulk” e definitivamente fraco com “Thor”. A junção desses heróis na iniciativa de “Os Vingadores” era no mínimo um mistério. E talvez até tivesse tudo pra dar errado, pelo menos quanto à visão crítica cinematográfica. Mas felizmente tudo deu mais que certo.

Feito sob medida pra quem já viu aos outros filmes, mas também perfeitamente acessível para quem pouco conhece das tramas passadas, o enredo traz de volta Loki (Tom Hiddleston de “Cavalo de Guerra”) que aparentemente havia morrido em “Thor”, onde ele rouba o tesserak, um poderoso artefato de Asgard que foi resgatado do gelo junto com o Capitão América para abrir um portal que faria com que uma tribo selvagem extraterrestre dominasse a Terra. Em vista de tamanha ameaça, Nick Fury (o bad ass mother fucker Samuel L. Jakcson) convoca os heróis Homem de Ferro / Tony Stark (Robert Downey Jr), Capitão América (Chris Evans), Bruce Banner / Hulk (aqui na pele esverdeada de Mark Ruffalo de “Minhas Mães e Meu Pai”), o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner de “Missão Impossível 4”) e a Viúva Negra (a irresistível Scarlett Johansson). E ainda são agregados pela vinda de Thor (Chris Hemsworth) com a missão de resgatar Loki e o tesserak.

Com tantos atores do primeiro e egos envolvidos, os roteiristas conseguiram a proeza de estabelecer uma química fenomenal entre os personagens, não descartando as batalhas entre eles como já vistas em HQ e sempre com um contexto consistente com a situação. Além disso, conseguem equilibrar o tempo de cada um na tela sem destacar mais um ou outro e mais: até mesmo aqueles que são menos conhecidos do público e que não tiveram filmes próprios como o Gavião Arqueiro e a Viúva Negra tem igual participação e importância na história.

Agora melhor que isso, foi uma mérito quase inédito na história dos filmes de ação: “Os Vingadores” consegue ser nada menos que engraçadíssimo. Diálogos afiados típicos dos melhores textos de stand up povoam a narrativa, mas de forma orgânica que em momento algum prejudica a seriedade da ameaça pela qual a Terra está passando. Os efeitos especiais de primeira já viraram commodity numa produção desse calibre, mas sempre surpreendem como a transformação do Hulk, os aliens e a própria fluidez da armadura do Homem de Ferro, entre outras coisas.

“Os Vingadores” conseguem ser fiéis aos filmes, reúnem elementos interessantes da HQ, agrupam um elenco notável que eleva exponencialmente o nível de comprometimento da obra, é hilário, dramático, com doses cavalares de ação e de uma narrativa de inteligência surpreendente. É o caso que o filme da união dos heróis foi mil vezes melhor que a união dos filmes dos heróis. Acertaram em cheio.

Ficha Técnica

Elenco:
Robert Downey Jr.
Chris Evans
Mark Ruffalo
Chris Hemsworth
Scarlett Johansson
Jeremy Renner
Tom Hiddleston
Clark Gregg
Cobie Smulders
Stellan Skarsgård
Samuel L. Jackson
Gwyneth Paltrow
Paul Bettany

Direção:
Joss Whedon

Produção:
Kevin Feige

Fotografia:
Seamus McGarvey

Trilha Sonora:
Alan Silvestri

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram