Para Roma, com Amor (“To Rome with Love”, EUA / Itália / Espanha, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Natal, Páscoa e filme do Woody Allen acontecem uma vez por ano. Saído de uma de suas mais belas obras da década, “Meia Noite em Paris”, Wood Allen deve torcer o nariz dos críticos pseudo intelectuais, fazendo um de seus filmes mais acessíveis ao grande público de todos os tempos, mas que ainda assim funciona e não deixa de ser engraçado.

Adaptação do clássico “Decamerão“, de Boccaccio, o roteiro é burocrático sim colocando de forma quase simplória quatro segmentos de histórias que não se cruzam e revezam fragmentos entre si, sugerindo elementos de absurdo para causar risos e mostrar lições edificantes.

Na primeira o próprio diretor é um aposentado frustrado que associa aposentadoria á morte (alter ego do próprio Allen como sempre) e vai com sua esposa à Roma conhecer o noivo de sua filha. Allen continua atuando como se tivesse num palco de comédia stand up e leva afiados e inteligentes diálogos.

Em outra seqüência o carismático Roberto Benigni de “O Tigre e a Neve” é um pai de família mediano que de súbito é tomado por uma fama instantânea sem nem saber o porquê. Esse conteúdo faz uma clara referência ao mundo efêmero das celebridades.

Ainda há a do ingênuo casal italiano que chega a Roma e que após uma confusão tem a esposa confundida pela prostituta interpretada por Penélope Cruz (“Piratas do Caribe 4”). Aqui o diretor nos traz uma típica comédia à italiana dos anos 70.

E no mais sério dos segmentos, Alec Baldwin de “Simplesmente Complicado” relembra sua juventude sob a face de Jesse Eisenberg de “A Rede Social” e sobre as péssimas escolhas que se faz por conta da paixão.

Sem grandes surpresas e com grande leveza, Woody Allen conduz a produção como se estivesse realmente passando férias em Roma. Abdica de profundas filosofias, grandes conflitos e pontos de tensão em prol de um riso leve e descompromissado. “Para Roma com Amor” jamais será lembrada como uma grande obra de Wood Allen, mas fará a diversão do público no fim de semana.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Woody Allen
Greta Gerwig
Penélope Cruz
Jesse Eisenberg
Pierluigi Marchionne
Flavio Parenti
Roberto Benigni
Alison Pill
Alessandro Tiberi
Judy Davis
Ellen Page
Alessandra Mastronardi
Alec Baldwin
Carol Alt
David Pasquesi
Antonio Albanese
Lynn Swanson
Fabio Armiliato
Monica Nappo
Ornella Muti
Corrado Fortuna
Margherita Vicario
Rosa Di Brigida
Riccardo Scamarcio
Maurizio Argentieri
Giovanni Esposito
Gabriele Rainone
Camilla Pacifico
Cecilia Capriotti
Roberto Della Casa
Ariella Reggio
Gustavo Frigerio
Simona Caparrini

Direção:
Woody Allen

Produção:
Letty Aronson
Stephen Tenenbaum

Fotografia:
Darius Khondji

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑