Paranóia Americana (“Civic Duty”, EUA, 2006)

[youtube gMwsNgS4ARg]

Mais um filme sobre as conseqüências do 11 de setembro? Sim, mas também uma prova que um tema tão explorado pode ter uma nova roupagem ou abordagem com uma direção minimalista elevando a tensão a outro nível. Sim, talvez o espectador já tenha visto algo parecido com “O Suspeito da Rua Arlington“, com Tim Robbins feito em 1999 (antes dos atentados!).

Peter Krause, do seriado “A Sete Palmos” é Terry, sujeito recém demitido, com a auto-estima lá embaixo, mas que acredita piamente na democracia americana. Tentando se recolocar no mercado, iludido pelos vazios discursos antiterrorista de George W. Bush, resolve bisbilhotar a vida do novo vizinho, de etnia muçulmana, acreditando que ele pode ser um terrorista.

A produção tem duas grandes sacadas: a primeira reside na própria direção de fotografia que abusa de closes para dar uma atmosfera claustrofóbica, contribuindo ainda mais com a tensão. A outra é a naturalidade com que o roteiro trabalha a transformação gradual do protagonista, de um homem com tempo demais preocupado com a sua segurança, para um sociopata. Mas de nada valeria se não fosse pelo brilhantismo de Krause que cresce a cada minuto de projeção, estabelecendo-se como uma grande promessa para Hollywood (se eles se tocarem disso, é claro). Uma bela crítica ao modo de vida e ao governo dos EUA e vale cada minuto.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Peter Krause
Kari Matchett
Ian Tracey
Richard Schiff
Khaled Abol Naga

Direção:
Jeff Renfroe

Produção:
Peter Krause
Andrew Lanter
Tina Pehme
Kim Roberts

Fotografia:
Dylan MacLeod

Trilha Sonora:
Eli Krantzberg

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram