Passageiro Acidental (“Stowaway”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2021

Drama pessoal de ficção científica, baseado numa trama quase simplória: três astronautas viajam numa missão de dois anos para Marte. No meio do caminho descobrem uma quarta pessoa na nave, que não sabe como foi parar lá. O oxigênio só dá para três tripulantes. E agora?

Dirigido por Joe Penna do excelente “Ártico”, aqui ele não consegue a mesma proeza de falar de humanidade e sobrevivência juntos, pois apesar de terem em comum, um cenário mortal (espaço versus neve sem fim), a premissa acaba sendo frágil. Nunca é bem explicado as motivações do suposto intruso (Shamier Anderson de “Raça”), muito menos a sequencia de eventos que acarreta no desfecho que, apesar de singelo, parece uma ponta solta.

Daí o espectador conta apenas com algumas ótimas atuações: a veterana Toni Collette de “Estou Pensando em Acabar com Tudo” é o elo forte como a comandante e deveria ser melhor explorada, mas a “heroína” (sim, entre aspas) fica na pele de Anna Kendrick de “Noelle” que ousou bem em fugir do seu típico papel cômico, mas faltou desenvolver mais seu personagem, o que também é responsabilidade do roteiro, que se limita em repetir no final a voz dela numa declaração que pensa explicar por si só todas as suas atitudes.

O ponto alto fica nos discretos porém eficazes efeitos especiais e na fotografia de Klemens Becker, além da condução das melhores cenas que são a inicial no lançamento e num dos clímaces onde os astronautas atravessam dezenas de metros no espaço para chegar na outra ponta da estação espacial.

Passageiro Acidental” começa frágil e fica pelo caminho com excessiva subjetividade e um ritmo lento que não cabe ao que a história se propõe.

Curiosidades:

– “Ártico” e “Passageiro Acidantal” eram para ser dois filmes sobre a mesma história. Começaria com “Passageiro Acidental” e a sequência seria “Ártico”, o qual se chamaria “Marte” e se passaria após a chegada da estação no planeta. Só que quando Joe Penna terminou o roteiro, foi lançado o filme “Perdido em Marte” com Matt Damon. Para não parecer igual, Penna acabou separando os filmes e mudando o cenário da que seria a continuação para um filme solo passado no Ártico.
– A ciência por trás da rotação da estação espacial que dá a gravidade artificial aos personagens existe de verdade. Da mesma forma o processo de criação de oxigênio através de microalgas também. Inclusive a quantidade criada e o tempo que dura são fatos científicos comprovados.
– Há uma cena em que os personagens de Shamier Anderson e Anna Kendrick estão praticando escalada em cabos e daí ele cai e ela machuca a mão. A queda estava no roteiro, mas Kendrick machucou a mão de verdade.

Ficha Técnica

Elenco:
Anna Kendrick
Daniel Dae Kim
Shamier Anderson
Toni Collette

Direção:
Joe Penna

Produção:
Neshe Demir
Jonas Katzenstein
Maximilian Leo
Clay Pecorin
Ulrich Schwarz
Nick Spicer
Aram Tertzakian

Fotografia:
Klemens Becker

Trilha Sonora:
Volker Bertelmann

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑