Peçanha Contra o Animal

Todos os coletivos humorísticos tem seu ciclo: seja de vida ou pelo menos de graça. Foi assim com Os Trapalhões, TV Pirata, Casseta & Planeta e Zorra Total, entre outros. O Porta dos Fundos tem a seu favor o formato de pequenas esquetes no YouTube, coisa que seus colegas do passado não tinham, porém já batem na mesma tecla de formato de humor faz algum tempo.

Por isso que é tão gratificante ver que, ao contrário de manter a mesma pegada de seus esquetes, como feito no fraco “Contrato Vitalício”, a nova produção que traz já um personagem consagrado, o policial militar tacanho Peçanha interpretado pelo ótimo Antônio Tabet (que também foi o roteirista), foi na contramão do próprio formato e inovou, olhando para as pérolas do besteirol oitentista como “Apertem Os Cintos o Piloto Sumiu”, “Super Confidencial” e, claro, “Corra que a Polícia Vem Aí”, onde talvez seja a maior homenagem.

Lançado pela Amazon, Peçanha e seu parceiro Mesquita (Pedro Benevides) tem que desvendar a identidade de um serial killer que vem aterrorizando a baixada. Com a quantidade de neurônios de ambos, não vai ser nada fácil.

Filme de estréia de Vini Vindela, que até então fora assistente de direção de algumas das esquetes do grupo e de seu especial de Natal, faz bonito com o pouco orçamento, tendo seu principal diferencial em montar e editar momentos de humor que se conectam de forma fluida, sem parecer simplesmente piadas separadas e quebradas apenas como artifício para fazer o espectador rir. Pelo contrário: no meio de tanto besteirol, é possível desenhar perfeitamente a evolução do arco narrativo e ainda dar boas gargalhadas no trajeto.

O elenco está em casa: Evelyn Castro, Rafael Portugal e Estevam Nabote ajudam com suas personas a tornar ainda mais engraçada a saga de Tabet e Benevides; e ainda algumas participações especiais como o ótimo Carlinhos Avelar (que também merece um filme) vivido pelo multifacetado Rafael Infante.

O único ponto de melhoria seria o desfecho: foi muito rápido e bobinho. Um desenvolvimento de 5 minutinhos a mais poderia ter feito toda a diferença e aumentado ainda mais o patamar de qualidade (isso para um filme que tem pouco mais de 1 hora, num intermédio entre um curta e um longa metragem).

Peçanha Contra o Animal” merece uma continuação ou mais de uma. Talvez Peçanha mereça sim uma série nos moldes de “Brooklin 99”. Se o coletivo Porta dos Fundos apostar nesse formato na saga do policial mais tosco desde Frank Drebin, teremos ainda bons anos de risadas por aí.

Ficha Técnica

Elenco:
Antonio Tabet
Pedro Benevides
Evelyn Castro
Rafael Infante
Gabriel Totoro
Rafael Portugal
Camillo Borges
Gustavo Chagas
Fábio de Luca
Thati Lopes
Serjão Loroza
Estevam Nabote
Noemia Oliveira
Valesca Popozuda
Joel Vieira

Direção:
Vini Videla

Produção:
Mirela Girardi
Christian Rôças

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑