Piaf – Um Hino ao Amor (“La Môme”, França / República Tcheca / Inglaterra, 2007)

Genre :

[youtube T-LzEPS7ji4]

Trajetória da cantora francesa Edith Piaf, conhecida também como La Môme ou Pequeno Pardal, marcada por doenças, excessos e tragédias. Não é à toa que podemos observar porque a música era sua vida.

O diretor Olivier Dahan (“Rios Vermelhos 2“) tentou sair do formulaico que já marcaram boas obras biográficas como “Ray“, “Ali” ou “Johnny & June” através da alternância da cronologia do filme, saltando entre passado e futuro. Não tem tanto êxito, porém tem dois trunfos.

Um deles foi sua habilidade de fazer tomadas únicas (daquelas onde não há corte). A cena em que a protagonista descobre o destino do seu amor, finalizando nos palcos de uma apresentação já é antológica.

O segundo trunfo e a razão de ser do filme é Marion Cotillard (“Um Bom Ano”). Sua metamorfose para virar Piaf chega a ser assombrosa, e não só na aparência, mas também na empostação de voz, postura, olhar e tudo que uma transformação tem direito. Tanto que ganhou praticamente todos os prêmios que uma atuação pode dar: BAFTA, Globo de Ouro e, é claro, o Oscar de melhor atriz, entre outros. O mais incrível é ela dar um show de veracidade nas várias idades de Piaf, desde sua juventude até seu último dia de vida. Quase obrigatório.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Marion Cotillard
Sylvie Testud
Pascal Greggory
Emmanuelle Seigner
Jean-Paul Rouve
Gérard Depardieu

Direção:
Olivier Dahan

Produção:
Alain Goldman

Fotografia:
Tetsuo Nagata

Trilha Sonora:
Christopher Gunning

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑