Premonição 4 (“The Final Destination”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

Genre :

[youtube 0PIP6xQI-Lw]

A fórmula do primeiro “Premonição” foi um sucesso. Afinal de contas finalmente inventaram um serial killer que era praticamente impossível de vencer: a própria morte. E então uma cadeia de acontecimentos levavam os sobreviventes de um acidente (naquele caso, de avião) a morrerem, um por um. Não tardou para haver uma continuação, porém, ao invés de investirem no roteiro e como se chegar a um próximo passo para deter a morte, acabaram focando em mortes cada vez mais explicitamente violentas e gráficas. O que até funcionou, não fosse o desfecho descambando pra comédia. O terceiro, já num parque de diversões, apenas a cópia dos dois primeiros. E esta quarta parte, dirigida por David R. Ellis, o mesmo da “Premonição 2” e “Asylum“, torna-se uma cópia apenas bem feita quanto aos efeitos especiais, mas medíocre quanto ao roteiro.

Dessa vez é numa corrida de stock car, onde os candidatos à morte escapam por causa da premonição de um deles. O resto já se sabe. Só que os agravantes superam em muito o que o filme teria de positivo. Primeiro que qualquer regra imposta pelo primeiro filme sobre como a morte age, é sumariamente descartada, ficando praticamente a Deus dará (no caso da Dona Morte, isso chega a ser literal). Segundo, porque depois de quatro partes, a platéia começa a pensar porque a morte simplesmente não causa um infarto fulminante em todo mundo e resolve a questão em minutos. Terceiro porque os roteiristas ainda trapaceiam aumentando o número de premonições de tal forma que metade das mortes do filme (e uma parte do tempo) são apenas de ilusões do pseudo-protagonista. E finalmente o tal do efeito 3D disponível em algumas salas vai saturar o espectador, visto que o roteiro trabalha para o efeito e não vice versa. Isto é, muitas cenas foram escritas só pra ter o tal efeito, sem preocupação com a coerência e outros elementos que diferenciam um bom terror de algo desnecessário como este.

E vendo que “Premonição 4” é uma xerox desgastada dos anteriores, provavelmente só iremos saber como vencer a morte lá pela décima parte. Oxalá.

[rating:2]


Ficha Técnica

Elenco:
RyBobby Campo
Shantel VanSanten
Nick Zano
Haley Webb
Mykelti Williamson
Krista Allen
Andrew Fiscella
Justin Welborn
Stephanie Honoré
Lara Grice
Jackson Walker
Phil Austin

Direção:
David R. Ellis

Produção:
Craig Perry
Warren Zide

Fotografia:
Glen MacPherson

Trilha Sonora:
Glen MacPherson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑