Presos no Gelo 2 (“Fritt Vilt 2”, Noruega, 2008)

Genre : ,

Filmes de terror envolvendo serial killers parecem todos iguais: jovens descerebrados vão para um lugar deserto e viram carne de açougue. No primeiro “Presos no Gelo” foi mais ou menos assim, com leve sabor de uma fotografia européia dando novos ares de tensão. Mas nada demais.

Já nessa segunda parte, o roteiro parece ser bem mais elaborado, mesmo com algumas falhas duras para aceitar. Ele começa de onde o anterior terminou (o que sempre conta pontos positivos). Um policial resgata a única sobrevivente da chacina promovida no original e a leva para um hospital, o qual curiosamente só tem uns três pacientes e quatro médicos. Depois a polícia resgata os corpos dos mortos junto com o do psicopata. E adivinhem? O vilão está vivinho da Silva. Pelo menos o filme se preocupa em explicar (tenha paciência) o motivo de ele ter sobrevivido, mesmo que a desculpa seja, no mínimo, esquisita.

O mais chamativo, por incrível que pareça, é o drama vivido pela sobrevivente que se vê às voltas com o vilão. A cena em câmera lenta em que ela tenta impedir no hospital que ele seja reanimado é quase uma obra de arte. A edição e a fotografia também evoluíram bastante e mesmo com uma trilha sonora contida, conseguem transferir ao espectador um altíssimo grau de tensão. As mortes, se não são minuciosamente elaboradas, pelo menos são fluidas e não passa aquela impressão típica de filmes americanos que o assassino usa uma arma diferente por vítima só pra causa impacto à platéia.

Aliás, é muito bom a falta de clichês: vemos finalmente a polícia chegando antes que alguém já tenha matado o serial killer; personagens importantes não são poupados; e a história do assassino ganha profundidade, mas deixando que o público tire suas próprias conclusões.

Com um final digno de “Tropa de Elite“, “Presos no Gelo 2” é um terror que deve agradar mesmo aos mais exigentes, sendo um dos raros casos onde a continuação é melhor que o original. É pra alugar sem medo. Medo só na hora do filme.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Ingrid Bolsø Berdal
Marthe Snorresdotter Rovik
Kim Wifladt
Johanna Morck
Fridtjov Saheim

Direção:
Mats Stenberg

Produção:
Kristian Sinkerud
Martin Sundland

Fotografia:
Anders Flatland

Trilha Sonora:
Magnus Beite

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Stella
    on

    Realmente, esse filme é do caralho!! Bom demais!

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑