Projeto X – Uma Festa Fora de Controle (“Project X”, EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Como ideia para uma festa é sensacional. Como ideia para um filme, por pouco não entra na zona da mediocridade. Os clichês são os mesmos utilizados há décadas nesse gênero: três adolescentes excluídos socialmente do colégio (nas bandas americanas chamados de losers) fazem uma festa de aniversário na casa de um deles. É lógico que essa comemoração vai assumir proporções catastróficas.

Daí os gênios roteiristas (sarcasmo aqui, por favor) imaginaram que o grande diferencial seria filmar no estilo “found footage” (como em “Poder Sem Limites”). O que eles esqueceram é que esse estilo remete a um contexto, o qual nessa produção é inexistente. Tanto que as piadas feitas com o fato da filmagem estar sendo feita por um dos personagens são raras e em sua maioria, manjadas (ok, a piada da freada do carro é boa).

Pior é que o diretor novato Nima Nourizadeh também esquece que nesse estilo é interessante que o espectador entenda que o cinegrafista também é um personagem e daí sai executando cenas como sem se preocupar com o contexto em que está sendo filmado. Então quando lhe é conveniente, volta a “colocar” a câmera na mão de algum personagem.

Existem sim algumas sacadas engraçadas e quem salva a produção do naufrágio é o ator também novato Oliver Cooper com sua fortíssima presença em cena e dono das melhores falas. Destaque também para o playlist musical da festa, digno das melhores baladas.

O próprio desfecho de “Projeto X – Uma Festa Fora de Controle” é chato e sem graça e acaba até negligenciando os poucos momentos de humor inspirado no decorrer da projeção. Assim, é mais fácil que o produtor Todd Phillips dos dois ótimos exemplares de “Se Beber Não Case” ache graça da cara de quem comprou um ingresso para ver esse engodo, do que o público deve achar graça dessa festa que só se divertiu que tava do outro lado da tela, participando do filme, ao invés de assistindo.
[rating:2]

Ficha Técnica

Elenco:
Thomas Mann
Oliver Cooper
Jonathan Daniel Brown
Dax Flame
Kirby Bliss Blanton
Brady Hender
Nick Nervies
Alexis Knapp
Miles Teller
Peter Mackenzie
Caitlin Dulany
Rob Evors
Rick Shapiro
Martin Klebba
Pete Gardner
Nichole Bloom

Direção:
Nima Nourizadeh

Produção:
Todd Phillips

Fotografia:
Ken Seng

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑