Prova de Fogo (“Akeelah and the Bee”, EUA, 2006)

Genre :

[youtube yb6P-dDMQLI]

Há tempo comento sobre filmes que usam o esporte como meio de inclusão social ou redenção por parte dos americanos. Se esse é mais um deles, pelo menos é original no, digamos, esporte: um concurso de soletrar palavras!

E é aí que a protagonista superdotada Akeelah recebe o convite de um tutor amargurado (Laurence Fishburne, o eterno Morpheus de “Matrix“) para tentar chegar no campeonato nacional. O filme consegue (se é que isso é mérito) reunir todos os clichês possíveis sobre as dificuldades da menina: ser a única negra do campeonato, ter um o pai morto e a mãe ausente, ter o irmão envolvido em uma gangue, estudar numa escola decadente e por aí vai. Com um final previsível, mas bonitinho, dará uma ótima Sessão da Tarde.

Nota 6,5


Ficha Técnica

Elenco:
Laurence Fishburne
Angela Bassett
Keke Palmer
Curtis Armstrong

Direção:
Doug Atchison

Produção:
Laurence Fishburne
Nancy Hult Ganis
Sid Ganis
Daniel Llewelyn
Michael Romersa

Fotografia:
M. David Mullen
Steven Douglas Smith

Trilha Sonora:
Aaron Zigman

 

2 Comments

Leave us a comment

  • Mauro Anastacio
    on

    A arte é previsivel… sempre fala dos mesmos sentimentos de maneiras diferentes, mas o importante nao é como se fala mas a intensidade que é falado… pra aqueles que realmente assistem o filme….a licao tirada eh de que nao precisamos ser idiotas apagados por medo de aparecer demais, devemos mostrar sempre do que somos capazes, porque so se cresce a partir dai…

    ao contrario, previsivel de uma maneira ruim, é falar mal do que nao se conhece para parecer inteligente… previsivelmente patetico…

  • Carlos Alberto
    on

    Êste filme é realmente extraordinário pois através dêle tiramos muitas lições de vida para o nosso cotidiano,por exemplo: nunca devemos desistir antes de tentarmos, nesta vida todos são iguais para poder assimilar (memorizar), as condições financeiras ajudam mas a força de vontade faz a diferença e quando voçe pensa que está só e que ninguém está com voçe eis que aparece 15000, uma cidade inteira, até a pessoa que está ao seu lado e que nunca tem tempo para voçe eis que êstes saem da hibernação e te impulsiona para cima como uma “catapulta”.
    Por isso nunca desisita dos seus sonhos e dos seus ideais pois lutar é preciso.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑