Rainha de Katwe (“Queen of Katwe”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Pegar clichês que são batidos em dramas baseados em histórias reais e fazê-los funcionar à perfeição não é para qualquer um. A diretora indiana Mira Nair (“Nova York, Eu Te Amo”) conseguiu fazer isso com maestria.

A história real se passa em Uganda, sobre a menina Phiona (a estreante Madina Nalwanga) que vivia em profunda pobreza com a família, até que descobre uma tenda onde um ex-jogador de futebol, Robert Katende (David Oyelowo de “O Paradoxo Cloverfield”), ensina crianças carentes a jogar xadrez. Mesmo sem saber ler, ela começa a aprender e se torna um prodígio, escondida de sua mãe, Harriet (Lupita Nyong’o de “Pantera Negra”). Ela então tem que lutar contra a pobreza e os preconceitos para chegar no topo.

Só a sinopse que escrevi já parece um clichê. Mas contrariando as expectativas, a produção emociona naturalmente. A história fala por si só, mas Mira Nair usa a brilhante técnica do derivativo cerebral, onde mostra a realidade paupérrima da África sem ser apelativa de forma a deixa o espectador imaginar o resto. Por exemplo, ela deixa claro que a irmã de Phiona se transformou numa prostituta sem nunca ter que mostrar isso explicitamente, apenas para citar um caso de sua ótima condução. E mais: apesar desse ambiente quase inóspito para o nascimento de uma heroína, o design de produção coloca cores vivas e pode ser reparado especialmente na passagem do tempo.

O elenco é outro trunfo: se a protagonista Madina Nalwanga é o carisma em pessoa e, nativa da própria Uganda, expõe com facilidade seus costumes, o elenco coadjuvante infantil não fica atrás, fazendo com que o espectador crie laços com cada um. Enquanto isso Lupita Nyong’o está gigante no papel de mãe e é desde já uma injustiça não ter sido indicada a prêmios pelo brilhante desempenho; e David Oyelowo mostra com facilidade o talento que tem, vestindo qualquer papel.

Com os créditos finais mais lindos e de quebra um vídeo clipe como cenas pós créditos, “A Rainha de Katwe” é o drama família de superação que se põe a muitos níveis acima dos genéricos, carrega emoção genuína a cada minutos e é obrigatório. Daqueles filmes que merecia ter passado no cinema.

Curiosidade:

– A diretora Mira Nair decidiu fazer esse filme após ter completo o documentário a respeito do treinador Robert Katende.

Ficha Técnica

Elenco:
Madina Nalwanga
David Oyelowo
Lupita Nyong’o
Martin Kabanza
Taryn Kyaze
Ivan Jacobo
Nicolas Levesque
Ronald Ssemaganda
Ethan Nazario Lubega
Nikita Waligwa
Edgar Kanyike
Esther Tebandeke
Hope Katende
Philip Luswata
Peter Odeke

Direção:
Mira Nair

Produção:
John B. Carls
Lydia Dean Pilcher
Genevieve Hofmeyr

Fotografia:
Sean Bobbitt

Trilha Sonora:
Alex Heffes

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑