Repo Men – Resgate de Órgãos (“Repo Men”, EUA, 2010

O título original alude ao clássico da comédia oitentista “Repo Man – A Onda Punk” de 1984 com Emilio Estevez, mas nada tem a ver com a obra. Aqui falamos de uma ficção científica onde, num futuro próximo, o capitalismo chegou ao ponto de oferecer órgãos artificiais consignados. Caso o paciente não pague suas prestações, uma equipe de coletores é enviada para retomar o órgão na marra.

Remy e Jake (respectivamente Jude Law de “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” e Forest Whitaker de “Detenção“) são dois melhores amigos desde infância que hoje trabalham como coletores, sentem prazer no que fazem (adoram contar sobre o medo das pessoas quando eles aparecem) e atuam como bons parceiros. Até que um dia Remy sofre um acidente e sem sua permissão, a empresa onde ele trabalha coloca um coração artificial nele… com a devida cobrança. Transformado pela doença e se colocando no lugar dos pacientes, ele se sente incapaz de trabalhar. Ao deixar de pagar, deve fugir, pois todos os seus parceiros, inclusive seu melhor amigo, estarão atrás dele para recuperar o órgão.

Com essa dupla de atores de primeira linha, a produção não poderia deixar a desejar. Portanto, nos aspectos técnicos “Repo Men” mostra, com o melhor requinte de design e efeitos especiais, uma sociedade degradada pelo capitalismo, onde a tecnologia é um benefício de poucos. Destaque também para a brasileiríssima Alice Braga (“Predadores“) que não pára de emplacar produções famosas em Hollywood.

Por outro lado, o roteiro toma decisões muito estranhas da forma que expõe a narrativa ao público. Seus dois primeiros atos parecem ser descompromissados e com uma pitada de comédia traduzida na narração em off do personagem de Law. Não deixa de ser engraçado, porém incoerente com a seriedade do tema. Além disso, demora para que se mostre explicitamente o que acontece com os pacientes que tem seus órgãos retirados. Apesar do espectador poder intuir o destino deles, essa demora para se explicitar é outro fator que tira grande parte da tensão da trama no início. Já seu terceiro ato consegue resgatar da maneira correta tudo que foi feito de errado antes e, aí sim, mostra-se surpreendente em sua conclusão.

Repo Men” foi uma idéia bem concebida, mas que teve muita dificuldade em ser passada para as telas com a intensidade que deveria. Mesmo assim consegue reverter sua situação no final. Dica para ver o ótimo making off sobre os efeitos especiais nos extras do DVD.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Jude Law
Forest Whitaker
Alice Braga
Liev Schreiber
Carice van Houten
Chandler Canterbury
Joe Pingue
Liza Lapira
Tiffany Espensen
Yvette Nicole Brown
RZA

Direção:
Miguel Sapochnik

Produção:
Scott Stuber

Fotografia:
Enrique Chediak

Trilha Sonora:
Marco Beltrami

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Hercules
    on

    Maravilhoso!! filme, assitam.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑