Resident Evil 4: Recomeço (“Resident Evil: Afterlife”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Nota mental para o diretor Paul W. S. Anderson: nunca fazer uma continuação de um filme já muito ruim. Excetuando-se os fãs incontestes do jogo que se sujeitam a gravar os mínimos detalhes de tudo o que se passa nesse universo, dificilmente alguém vai lembrar onde Alice (Milla Jovovich) terminou em “Resident Evil 3 – A Extinção“. Muito menos que de repente ela criou clones de si mesma para atacar a sede da Umbrella Corporation no Japão.

Não sabíamos, mas a Umbrella elegeu como presidente um ator saído do Backstreet Boys que é uma espécie de rei tirano imortal. Depois de muita destruição e uma escapada mais absurda do que em “Remo – Desarmado e Perigoso“, ela pára com seu avião teco-teco num presídio cercado pelos zumbis e deve, junto com as pessoas que lá estão, atravessar a cidade pra chegar num navio que pode ser a promessa da salvação.

Os flashbaks são poucos e não ajudam muito ao leigo enteder o contexto do antecessor. O roteiro e a direção têm falhas de continuidade tão grotescas que uma personagem que está toda suja numa cena, no corte para outra senha está limpa e maquiada como se pronta pra ir a um baile. Isso e o fato que a maioria dos personagens parecem ter poderes sobrenaturais… menos na hora em que morrem que se comportam como retardados.

A história (oi?) desta quarta parte, com o ridículo subtítulo “Recomeço“, é uma mera desculpa para encharcar a produção com toneladas de efeitos especiais da melhor qualidade, porém todos chupados escancaradamente de “Matrix“. Tem momentos em que o espectador quase vê o Neo a Trinity e o Morpheus entrando em cena. Contudo não dá pra negar que a ação e a experiência em 3D são os grandes heróis do filme. As seqüências filmadas são anos-luz superiores que no filme anterior e os efeitos bem mais caprichados.

Saiu disso, volta-se à cartilha dos personagens caricatos, tiradas infames no meio do perigo iminente e o fato de que dois minutos após alguém morrer, essa pessoa é completamente esquecida pelo resto do grupo. Nos créditos finais, uma cena atestando que ainda vamos ter a quinta parte e que traz de volta um personagem lá de trás. Pena que provavelmente pouquíssima gente vai lembrar quem é. Quando perguntarem que filme vocês viram no fim de semana, ao invés de dizer “Resident Evil 4 – O Recomeço“, digam apenas que foi um 3D. Dá no mesmo.

[rating:2]


Ficha Técnica

Elenco:
Milla Jovovich
Ali Larter
Wentworth Miller
Sienna Guillory
Spencer Locke
Shawn Roberts
Kim Coates
Sergio Peris-Mencheta
Kacey Barnfield
Norman Yeung

Direção:
Paul W.S. Anderson

Produção:
Paul W.S. Anderson
Jeremy Bolt
Don Carmody
Bernd Eichinger
Samuel Hadida
Robert Kulzer

Fotografia:
Glen MacPherson

Trilha Sonora:
Tomandandy

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram