Salve Geral (Brasil, 2009) ***NOS CINEMAS***

Genre :

[youtube KKSobS4dZIA]

O filme começa naquela trilha sonora pastiche do dramalhão nacional das décadas de 70 e 80 e parecia continuar naquele tortuoso caminho. Apresenta-nos a Lúcia (Andréa Beltrão de “Romance” e “A Grande Família“), uma apática dona de casa que, por causa de problemas financeiros, tem que mudar para o subúrbio, o que gera a desaprovação de seu filho e projeto de rebelde Rafael (Lee Thalor). Numa saída para extravasar, ele acaba numa confusão a qual termina com a morte de uma jovem. Preso, para o desespero da mãe, passa a ter contato com o pessoal do PCC, semanas antes dos verídicos ataques pelos criminosos nos presídios e fora deles, principalmente em São Paulo.

Nada demais até a entrada da Ruiva (Denise Weinberg), advogada de araque e peça fundamental no esquema do PCC que faz Lúcia cair numa teia de tráfico e perigo. E para surpresa geral, o filme da uma grande guinada. Além de Weinberg inserir um brilho especial – ela foi inclusive responsável pela escalação do elenco – a própria trama começa a alçar vôo enquanto Lúcia se envolve cada vez mais profundamente com o crime organizado e até surpreende com sua força nas horas necessárias.

O diretor Sérgio Rezende de “Zuzu Angel” acerta mostrando os bastidores das negociações com o PCC enquanto de forma mais minimalista conta a jornada de Lúcia. Porém a produção não nega o ritmo irregular da maioria dos longas nacionais e ainda tem uma trilha sonora varia entre a nada aderente e esquisita homenagem ao suspense “Dublê de Corpo” e o dramalhão.

Salve Geral” é o indicado para um lugar na concorrência do Oscar. Difícil tarefa. Mas seja pelo desfecho simples e eficaz ou pelo contraste positivo que os demais atos fazem ao primeiro, ainda vale a ida ao cinema.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Andréa Beltrão
Denise Weinberg
Lee Thalor
Eucir de Souza
Kiko Mascarenhas
Michel Gomes
Giulio Lopes
Guilherme Sant’anna
Taiguara Nazareth
Bruno Perillo
Chris Couto
Luciano Chirolli
Pascoal da Conceição
Julio Cezar
Otávio Martins
Juliano Cazarré
Fábio Herford
Marizilda Rosa
Neco Vila Lobos

Direção:
Sérgio Rezende

Produção:
:Joaquim Vaz de Carvalho

Fotografia:
Uli Burtin

Trilha Sonora:
Miguel Briamonte

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Curare
    on

    Aldo vê se arranja uma namorada para acompanha-lo ao cinema cara! Quem sabe assim voce assiste uns filmes melhores! Estamos na primavera, vai assistir um desenho, uma comédia romântica, ou a leve ao parque. Sugiro o Zoo de sampa! Muda o foco procure filmes amenos. De depressivo já basta a minha vida. E voce que le a coluna do aldo, saia da toca, da alcova e passe a se expressar também. Sua opinião não é importante eu sei, mas pelo menos traz um pouco de vida para o site! Interatividade! Bota o Tim maia na vitrola: É primavera…te amo! Foi mal mal Aldo mas, ando meio azedo! Toda mulher que vejo me lembra a Golda Meir pela beleza ou a Xuxa pela inteligncia. Já viu o gosto de absinto na boca né!

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑