Santuário (“Sanctum”, EUA, 2011) ***NOS CINEMAS***

A campanha de marketing de “Santuário” teve como garoto propaganda um integrante que nada tem a ver com o elenco ou diretor. Foi o produtor executivo James Cameron (não, aqui ele não é o diretor, mas sim o desconhecido Alister Grierson). A campanha chegou a tal ponto de, em um dos trailers, mostrar um testemunhal do próprio Cameron recomendando o fime. O fato é que sua influência foi principalmente de ter cedido a tecnologia de “Avatar” para a produção de uma melhor experiência em 3D. A bem da verdade, fora a sua tecnologia, Cameron nem precisava aparecer, ou melhor, sim apenas para divulgação. É porque “Santuário” é uma das melhores pedidas de um suspense de ação da temporada.

A produção foi baseada muito de leve numa história real. O real: o roteirista Andrew Wight ficou preso numa caverna com outras 14 pessoas por dois dias, até encontrarem uma saída. O filme: um grupo menor fica preso num complexo de cavernas nunca antes exploradas e deve arranjar uma saída. É óbvio que a cada obstáculo, alguém perecerá. O grau de stress acabará produzindo vilões, heróis e covardes durante a jornada. Tudo como manda a cartilha de clichês do gênero. Mas tudo muito bem feito superando as expectativas.

Todas as situações mostradas são facilmente críveis, bem elaboradas e ocorrem de maneira natural. A subtrama das diferenças entre pai e filho (a dupla de protagonistas Richard Roxburgh de “Romulus, Meu Pai” e o quase estreante Rhys Wakefield) flui de forma a nunca parecer forçada e totalmente dentro do contexto e até mesmo o afetado antagonista (Ioan Gruffudd de “O Segredo do Vale da Lua“) consegue convencer o público das reações provocadas pelo estímulo de tensão violenta.

E sem falar que o 3D é realmente uma experiência diferenciada da maioria dos filmes por aí, comprovando que a tecnologia faz a diferença sim. “Santuário” tem tudo o que um bom filme de ação deve ter. Só que bem melhor.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Richard Roxburgh
Rhys Wakefield
Ioan Gruffudd
Alice Parkinson
Daniel Wyllie
Christopher Baker
Nicole Downes
Allison Cratchley
Cramer Cain
Andrew Hansen

Direção:
Alister Grierson

Produção:
Alister Grierson

Fotografia:
Jules O’Loughlin

Trilha Sonora:
David Hirschfelder

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram