Sempre Em Frente (“C’mon C’mon”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2021

Poesia pura.

Um detalhe interessante dessa produção dirigida por Mike Mills do ótimo “Mulheres do Século XX” é que tal qual “Belfast”, outro forte candidato a premiações este ano, “Sempre em Frente” também foi todo filmado em preto e branco, só que por motivos completamente diferente. Enquanto em “Belfast” a experiência visual é essencial, aqui é o contrário: o foco total é nas palavras, nas letras, no diálogo, e a abordagem em preto e branco serve para que a imagem não atrapalhe as palavras, por mais que a combinação de ambas seja fundamental.

Joaquin Phoenix de “A Pé Ele Não Vai Longe” é o psicólogo Johnny que está fazendo uma pesquisa com crianças sobre o que elas acham do mundo e de seu futuro, e resolve reatar os laços com sua irmã Viv (Gaby Hoffmann de “A Vida Durante a Guerra”) 1 ano depois da morte da mãe. Só que acaba tendo que cuidar de seu sobrinho Jesse (o estreante Woody Norman) enquanto Viv precisa resolver um problema com o ex-marido que possui distúrbios mentais.

O filme fala justamente dessa conexão entre um homem cético com o mundo e uma criança hiperativa, inteligente e que sempre tem uma visão diferente das coisas, o que faz Johnny se redescobrir. Além de falar da conexão, a obra trata dessa visão inovadora, de olhar tudo como se fosse a primeira vez. Enquanto o espectador entende o protagonista ao mesmo tempo lutar para ter a atenção do sobrinho e se encantar com ele no processo, vemos as entrevistas com as crianças de diversas cidades dos EUA respondendo de forma surpreendente as perguntas mais complexas sobre o futuro, seus pais, seus erros e acertos, seus arrependimentos, seus pontos fortes e fracos. Isso se mistura à várias leituras feitas em certas passagens, formando montagens de cenas em conjunto.

Essa enxurrada de palavras se combina com perfeição aos diálogos dos personagens, e o diretor tem uma precisão excelente ao combinar imagens do presente e do passado com as letras como se fosse um vídeo clipe sem música. Ele apresenta uma técnica impecável de num mesmo diálogo colocar as imagens um pouco antes ou um pouco depois do diálogo ter acontecido como se as palavras explicassem a cena ou vice-versa. Até mesmo a discreta legenda que representa a troca de mensagens entre os dois irmãos agregam no conjunto áudio visual.

Entretanto, é inegável que a maior qualidade do filme é como todos esses elementos culminam para que, com a atuação sensacional de Phoenix e o menino Norman, haja uma verdadeira e profunda jornada emocional na relação entre os dois. Aliás, Woody Norman é apaixonante em sua caracterização com todo o seu complexo vindo de pais problemáticos. Inclusive a cena em que ele pergunta se ele pode ficar igual ao pai dele (com problemas mentais) é emblemática. Sem contar que ele é britânico e já nessa idade faz um perfeito sotaque americano.

Sempre em Frente” é uma das obras mais emocionantes desses tempos e que se utiliza de um meticuloso jogo de palavras aliado à performances espetaculares da dupla de protagonistas.

Curiosidades:

– A inspiração do tom do filme veio do filho de 7 anos do diretor Mike Mills. Mills estava conversando sobre se o filme deveria tender mais para a comédia ou para o drama com os produtores próximo do filho e do nada, o menino disse: “Seja engraçado, quando puder”. Inclusive o diretor fez questão de por exatamente essa frase numa determinada cena.
– Os livros lidos no filme são: “A How-To Guide to Parent-Child Relationship Repair” de Andrea Nair, “An Incomplete List Of What The Cameraperson Enables” de Kirsten Johnson, “The Bipolar Bear Family: When A Parent Has Bipolar Disorder” de Angela Ann Holloway, “Mothers: An Essay On Love And Cruelty” de Jacqueline Rose, “Star Child” de Claire A. Nivola (é a leitura que se passa no trailer), e “The Wizard Of Oz” de L. Frank Baum.
– O “Jogo do órfão” que Jesse gosta de jogar veio da filha do co-compositor do filme Aaron Dessner, chamada Ingrid, a qual o diretor agradece nos créditos finais.
Durante todos os créditos finais, são apresentados outros trechos das entrevistas feitas com as crianças.

Ficha Técnica

Elenco:
Joaquin Phoenix
Gaby Hoffmann
Woody Norman
Scoot McNairy
Molly Webster
Jaboukie Young-White
Deborah Strang
Sunni Patterson
Jenny Eliscu
Mary Passeri
Brandon Rush

Direção:
Mike Mills

Produção:
Chelsea Barnard
Andrea Longacre-White
Lila Yacoub

Fotografia:
Robbie Ryan

Trilha Sonora:
Aaron Dessner
Bryce Dessner

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑