Shrek para Sempre (“Shrek Forever After”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Genre : , ,

Shrek não aprendeu com “Toy Story“. Depois de duas partes interessantes, sua terceira empreitada fez tudo errado: não trouxe personagens novos e interessantes, pouquíssimas surpresas e uma história frágil e episódica. Enquanto isso a saga dos brinquedos da Pixar conseguiu sempre preencher a tela com novos brinquedos e aumentar ainda mais a potencialidade de nossos velhos conhecidos.

Na quarta e aparentemente última parte da história do nosso Ogro favorito, pelo menos seus realizadores desenharam uma história bem mais elaborada que seu antecessor, mesmo que parta de uma premissa já vista: cansado da vida de casado e domesticado, ele briga com Fiona e encontra uma pequena criatura maléfica que quer tomar o reino (por sinal, o espectador o conhece numa ótima seqüência que cronologicamente é do tempo do primeiro “Shrek“). O ardiloso Rumpelstiltiskin convence Shrek a assinar um contrato mágico que dá um dia para ele viver como o ogro que sempre quis (solteiro), mas também lhe rouba um dia: justamente o dia em que ele nasceu. Dessa forma, ele não existiria, não salvaria Fiona e assim Rumpelstiltiskin torna-se o novo rei. Com apenas 24 horas de existência sobrando Shrek tem que convencer seus amigos – que não o conhecem mais – a achar uma reversão para esse contrato.

Claramente a trama foi inspirada ou chupada de “Star Trek” com suas teorias de viagem no tempo e desvios do destino, mas não deixa de ter seu grau de originalidade aplicada à animação. Continua pecando por não trazer personagens novos que realmente encantem a platéia. Com exceção de Rumpelstiltiskin, os demais – leia-se a tribo de ogros e o flautista mágico – não passam de acessórios.

Ainda assim Mike Mitchell (“Super Escola de Heróis“) conseguiu provocar uma narrativa ágil, que não cansa o espectador, principalmente assistindo em 3D. Destaque para o Gato de Botas que rouba todas as cenas. Entre erros e acertos, Shrek continua sendo um programa certeiro para a família.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Mike Myers
Cameron Diaz
Eddie Murphy
Antonio Banderas
Walt Dohrm
Julie Andrews
John Cleese
Jon Hamm
Craig Robinson
Larry King
Jane Lynch
Christopher Knights
Cody Cameron
Lake Bell

Direção:
Mike Mitchell

Produção:
Teresa Cheng
Gina Shay

Fotografia:
Yong Duk Jhun

Trilha Sonora:
Harry Gregson-Williams

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑