Sideways – Entre Umas e Outras (“Sideways”, EUA, 2004)

Genre : ,

[youtube oYs5XhrnEco]

Um dos melhores atores da atualidade, ainda que meio desconhecido dos brasileiros, é Paul Giamatti de “Mandando Bala”. Aqui ele é Miles, um professor de 2º grau que esconde sua profunda depressão atrás de um sujeito de intelecto superior, expert em vinhos. Ele leva seu melhor amigo, Jack (Thomas Haden Church, o Homem Areia de “Homem Aranha 3”), para um road show etílico pelo interior da Califórnia, isto é, uma maratona de degustação de vinhos, como despedida de solteiro, já que Jack se casa em uma semana. Enquanto Miles arquiteta seu roteiro intelectual, Jack pensa apenas em se dar bem com as mulheres. Na viagem eles encontram Maya (Virginia Madsen, de “Candyman”) e Stephanie (Sandra Oh, de “Sob o Sol de Toscana”), mulheres que vão fazer nossa dupla de protagonistas reavaliarem todos os seus valores durante a semana que antecede o casamento de Jack.

Para perceber como o Oscar é politicagem é só ver que tanto Church como Madsen foram indicados como coadjuvantes, mas esqueceram do melhor ator do filme, Paul Giamatti, como indicado. Pelo menos uma indicação, já que era certa (e merecida) a vitória de Jamie Foxx com “Ray”.

Quem pensa que só os atores compensam o filme, está enganado. A história é envolvente de uma forma tal que passamos a conhecer melhor os personagens a cada minuto, como se o espectador e os personagens estivessem em sintonia. Fica no ar se o filme é uma comédia com uma boa carga de drama ou um drama com um toque de comédia. O filme tem um ritmo único e sem pressa, mostra a redescoberta do amor com todos os erros que o ser humano pode ter.

Duas cenas de destaque: aquela em que Miles encontra sua ex-esposa no casamento (seria a cena durante a apresentação do ator na cerimônia do Oscar, caso ele fosse indicado); e seu final dúbio, porém cheio de esperança. Pena que deste para o início dos créditos finais, a trilha sonora destoa tornando efêmera a sensação de magia que deveria tomar boa parte da mente do espectador após o filme.

Depois dos ótimos “Eleição” e “As Confissões de Schmidt”, o diretor Alexander Payne se consolida com “Entre umas e outras”, que faz um pedaço de vida tão comum parecer um filme de Hollywood. E é…

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Paul Giamatti
Thomas Haden Church
Virginia Madsen
Sandra Oh

Direção:
Alexander Payne

Produção:
Michael London

Fotografia:
Phedon Papamichael

Trilha Sonora:
Rolfe Kent

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑