Simplesmente Complicado (“It’s Complicated”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

Genre : , ,

Falou em comédias românticas açucaradas, falou em Nancy Meyers. Aqui no Cinecríticas, temos como exemplo “O Amor Não Tira Férias“. A diretora já tentou dissecar em seus vários filmes do mesmo gênero as facetas do amor com bom humor. Mas ela é icansável. Contudo, não dá pra dizer que ela não foi original nessa sua nova empreitada.

Meryl Streep reedita sua cozinheira de “Julie & Julia” – inclusive faz até referência a uma viagem à Paris tal qual sua personagem anterior – mas enfim, ela é Jane, há 10 anos separada de Jake (Alec Baldwin de “Uma Prova de Amor“), já que ele a traiu e a trocou por uma mulher bem mais jovem. Com os eventos de formatura do filho deles, eles voltam a se reaproximar e ela passa a ser amante dele, enquanto este continua casado. Pra confundir ainda mais a cabeça de Jane, ela conhece Adam (Steve Martin que ainda conserva alguns trejeitos do Inspetor Cluseau), o arquiteto que está cuidando das reformas da casa dela. Acaba se formando um triângulo amoroso, onde o cerne está no dilema em quem Jane vai escolher.

A produção tem lá seus momentos cômicos. Alguns naturais como a cena da entrada no hotel e outros forçados como a cena da maconha. Entretanto, trata o enredo de uma forma bem mais madura do que se espera, principalmente na resolução do dilema, o qual deve agradar ao espectador ou, no mínimo, fazer com que ele compreenda a complexidade que a situação pede.

Destaque para John Krasinski (“O Amor Não Tem Regras“) que funcionou como um ótimo alívio cômico e para a belíssima trilha do brasileiríssimo Heitor Pereira em co-autoria com Hans Zimmer (“Sherlock Holmes“), com vários toques de bossanova e MPB.

Do triângulo protagonista, pode-se dizer que Baldwin é o destaque e sabe variar as nuances entre humor e drama. Streep se resume a uma atuação correta porém com maneirismos de risinhos e suspiros. E Martin começa mal com aqueles trejeitos afeminados, mas pega sintonia a partir do segundo ato.

Simplesmente Complicado” sente a pesada e burocrática direção de Nancy Meyers, mas mantem o frescor de uma história original e usando um elenco de meia idade e sem constrangimento. Mais méritos do que deslizes.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Meryl Streep
Steve Martin
Alec Baldwin
John Krasinski
Lake Bell
Mary Kay Place
Rita Wilson
Alexandra Wentworth
Hunter Parrish
Zoe Kazan
Caitlin Fitzgerald

Direção:
Nancy Meyers

Produção:
Nancy Meyers
Scott Rudin

Fotografia:
John Toll

Música:
Heitor Pereira
Hans Zimmer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑