Sonhando Acordado (“The Science of Sleep”, Itália / França, 2005)

Genre :

[youtube GUCrM5i_W3c]

Após ter feito o ótimo “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças“, Michel Gondry volta ao mundo dos sonhos com Stepháne (Gael Garcia Bernal de “Ensaio Sobre a Cegueira“), um inseguro jovem que volta à sua cidade natal e lá se descobre apaixonado pela sua vizinha (Charlotte Gainsbourg de “Não Estou Lá“). O problema é que ele tem um distúrbio que distorce a realidade, principalmente pelo fato de ele não saber distinguir quando está dormindo ou não. E assim acompanhamos o mundo através de seus olhos e os conflitos através de seus sonhos.

Gondry teve uma criatividade impressionante na técnica de filmagem, pois fez toda a fantasia sem uso de CGI (efeitos computadorizados), preferindo animações em stop-motion, as quais dão certa leveza ao filme. Bernal dá mais um show de interpretação como esse transtornado e perturbado rapaz.

Talvez o maior problema do filme, falando em francês, inglês e um pouco em espanhol, é sua condução. Somente no terceiro ato o público entende a seriedade da patologia de Stepháne, sendo que antes, passa-se a impressão de uma duração desnecessária devido a cenas fantasiosas em excesso. E essa condução confusa torna “Sonhando Acordado” pouco acessível para o grande público. Mas nem por isso menos recomendável.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Gael García Bernal
Charlotte Gainsbourg
Alain Chabat
Miou-Miou
Emma de Caunes
Sacha Bourdo
Aurelia Petit
Pierre Vaneck
Stephane Metzger
Decourt Moyen

Direção:
Michel Gondry

Produção:
Georges Bermann

Fotografia:
Jean-Louis Bompoint

Trilha Sonora:
Jean-Michel Bernard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑