Spielberg

O documentário sobre um dos cineastas americanos mais importantes da nossa geração é uma prova do quão é difícil falar da biografia de alguém com tantas realizações. Foi o filme de estréia da documentarista Suzan Lacy que faz um levantamento da carreira e da vida com os principais acontecimentos desde a infância, passando pela juventude, sua peculiar estreia nas telas de TV, seu primeiro filme, “Encurralado”, até 2016 (este documentário foi feito em 2017) com a sua produção mais recente na época “O Bom Gigante Amigo”.

Pode-se dividir a obra em quatro partes distintas que vão se entrecruzando ao longo de seu desenvolvimento. A primeira é o início de sua carreira e como sua vida pessoal o afetou ao ponto de ver no cinema um escapismo e salvação, mas também fatos interessantes de seu início como diretor desacreditado por ser muito jovem e foi conquistando a todos desde seu primeiro longa, até os fantásticos, “Tubarão”, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, “E.T. – O Extraterrestre”, “Indiana Jones” e até mesmo comentando seu grande tropeço, “1941 – Uma Guerra Muito Louca”.

A segunda parte é a virada que ele dá para filmes mais sérios e como o divórcio de seus pais e a própria negação de sua religião judaica foram catalizadores para uma série de obras, mesmo que estes temas já se refletissem no início de sua carreira. Daí temos “A Cor Púrpura”, “O Império do Sol”, “A Lista de Schindler” e “O Resgate do Soldado Ryan”.

A terceira parte está contido na segunda e mira especificamente em “A Lista de Schindler”. Muito mais do que comentários do modus operandi da cabeça de Spielberg (feito em vários momentos) e uma delícia para entender a sua técnica quase instintiva de traduzir a linguagem do cinema para as telas, o filme afetou o cineasta em muitas de suas crenças, incluindo fazer as pazes com o judaísmo e, mais para frente com seu pai através de “O Resgate do Soldado Ryan”.

A quarta parte é o amadurecimento completo dele seja como diretor e como pessoa já no seu segundo casamento e com família formada onde ele diversifica seus projetos, mas desde já marcado pela inovação do marco de “Parque dos Dinossauros”, revezando entre esse tipo de entretenimento e temas mais sérios como em “Munique” e “Ponte de Espiões”.

Para se ter uma idéia de como ele é querido, praticamente todos os principais atores com os quais Spielberg já trabalhou aparecem no documentário em entrevistas, tal qual seus grandes amigos diretores. E nesse momento estou falando de seus musos Richard Dreyfuss, Tom Hanks, Tom Cruise, Leonardo di Caprio, Christian Bale, Liam Neeson, Ben Kingsley, Daniel Day Lewis, Ralph Fienes, Harrison Ford, Drew Barrymore, Sally Field, Cate Blachett entre outros; e dentre os diretores ninguém menos que George Lucas, Martin Scorsese, Brian de Palma, Robert Zemeckis, Lawrence Kasdan, J.J. Abrams, Francis Ford Coppola e muitos outros amigos de sua equipe, como os icônicos produtores Frank Marshall e Kathleen Kennedy.

Spielberg” é um grande presente para os fãs de cinema de qualquer idade, uma volta no tempo dos grandes clássicos comerciais e culturais na visão única de um cineasta que parece ter nascido para o grande propósito de fazer filmes.

Curiosidade:

De todos os filmes cobertos durante essa época até o documentário, apenas um não é citado: Além da Eternidade, de 1989, com Richard Dreyfuss que, junto com Tom Hanks foi o protagonista que mais trabalhou com Spielberg em sua filmografia. Outro citado muito rapidamente é “O Terminal” de 2004 com Tom Hanks.

Bônus:
TOP 5 piores filmes de Spielberg
: é muito difícil fazer um ranking dos melhores filmes de Steven Spielberg, então decidi fazer apenas um com os piores, já que são tão poucos que se contam nos dedos. Não são produções necessariamente ruins, mas são inferiores a sua média de obras sensacionais. Esses são os filmes que se fossem retirados de sua filmografia, só ia fazer bem. Lá vai:

1. Lincoln (2012)
2. 1941 – Uma Guerra Muito Louca (1979)
3. Cavalo de Guerra (2011)
4. O Bom Gigante Amigo (2016)
5. Hook, a Volta do Capitão Gancho (1991)

Ficha Técnica

Elenco:
Steven Spielberg
Martin Scorsese
Richard Dreyfuss
Bill Butler
John Williams John Williams
Nancy Spielberg
Anne Spielberg
Sue Spielberg
Leah Adler
Arnold Spielberg
J.J. Abrams
James Brolin
David Geffen
George Lucas
Francis Ford Coppola
Vilmos Zsigmond
Brian De Palma
Tony Kushner
Tom Hanks
Drew Barrymore
Peter Coyote
Leonardo DiCaprio
A.O. Scott
Kathleen Kennedy
Harrison Ford
Tom Stoppard
Oprah Winfrey
Frank Marshall
Christian Bale
Liam Neeson
Ralph Fiennes
Ben Kingsley
Janusz Kaminski
Michael Kahn
Dennis Muren
David Koepp
Laura Dern
Jeff Goldblum
Rick Carter
Robert Zemeckis
Ron Meyer
Laurie MacDonald
Cate Blanchett
Holly Hunter
Jeffrey Katzenberg
Dustin Hoffman
Lawrence Kasdan
Daniel Day-Lewis
Sally Field
Todd McCarthy
Tom Cruise
Eric Bana
Daniel Craig

Direção:
Susan Lacy

Produção:
Susan Lacy
Jessica Levin
Emma Pildes

Fotografia:
Ed Marritz
Samuel Painter

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram