The Go-Getter (EUA, 2007) ***INÉDITO NO BRASIL***

Genre :

[youtube uPQJYf9v_6w]

Conceito de road movie: temática que envolve os personagens numa grande viagem ou jornada e em cada parada, conhece-se novas figuras misteriosas, às vezes caricatas que mudam a vida dos personagens e de si mesmas. “The Go-Getter” segue à risca essa regra.

O viajante em questão é Mercer (Lou Taylor Pucci de “Southland Tales – O Fim do Mundo“), um jovem que rouba um carro para cair na estrada com o objetivo de encontrar seu irmão sumido há anos e contar sobre a recém morte da mãe deles. Não dá pra entender direito porque o filme demora tanto a contar esse objetivo, fazendo com que o primeiro ato pareça um tanto sem sentido. Mercer passa por uma vila hippie, encontra uma antiga paixão (Jena Malone de “As Ruínas“), conhece um admirador de armas, quase faz um filme pornô, entra numa banda para crianças até – só o filme dirá – conseguir aquilo que quer.

Mas o melhor é que durante toda a viagem (ou quase toda) ele fala ao telefone com a dona do carro de quem roubou. Ela se revela – era um segredo, mas vou entregar, pois essa não é a grande importância – ninguém menos que a apaixonante Zooey Deschanel (“Sim Senhor“) como Kate. Ela é a figura mais emblemática da produção, ao mesmo tempo em que seja a mais calcada no mundo real, em meio a personagens que beiram o psicodélico. E sim, ela está linda. Melhor, é linda.

Só que muito mais do que personagens e seus relacionamentos, o diretor Martin Hynes investiu numa linguagem mais abstrata com resultados cuja inspiração varia entre o regular como a fraca cena de dança na frente do hotel, até aqueles sensacionais, como na cena em que Mercer tenta adivinhar o rosto de Kate com a câmera focando em várias mulheres diferentes ou na conversa no telefone dentro do carro à noite onde ele e Kate dividem o mesmo quadro estando em lugares bem distantes.

Talvez o grande pecado de “The Go Getter” seja o cerne da motivação do protagonista, difícil de engolir (e ele teve que roubar um carro?), dando um tom um tanto forçado a sua trajetória. Mas seja pela Zooey Deschanel (só ela já vale uma olhada), pela ótima trilha sonora, pela metalinguagem quando inspirada, aqueles espectadores com mais flexibilidade para filmes com tons mais artísticos devem embarcar nessa viagem e aproveitar.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Lou Taylor Pucci
Zooey Deschanel
Jena Malone
William Lee Scott
Nick Offerman
Judy Greer
Julio Oscar Mechoso
Jsu Garcia
Colin Fickes
Maura Tierney
Bill Duke

Direção:
Martin Hynes

Produção:
Lori Christopher
Lucy Barzun Donnelly
Larry Furlong

Fotografia:
Byron Shah

Trilha Sonora:
M. Ward

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑