Tio Frank (“Uncle Frank”)

Genre :
Actor : , , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2020

Na década de 70, o mundo visto por Beth (Sophia Lillis de “Maria e João – O Conto das Bruxas”) é pequeno, tal qual a cidadezinha onde mora e a família conservadora com quem vive. Esse mundo só é alargado por conta de seu querido Tio Frank (Paul Bettany, de “Lendas do Crime”), o único que conseguiu ir para a cidade grande se tornando um professor de universidade. Anos depois quando ela vai estudar na mesma universidade que ele leciona, descobre que Frank é gay e as consequências do preconceito começam a se abater sobre a família, principalmente depois que patriarca (Stephen Root de “Quatro Dias”) morre e todos devem se reunir novamente.

O elenco está encantador e traz uma abordagem realista de um tema delicado, principalmente para a época e lugar (sul conservador dos EUA), mas Bettany está especialmente imbatível como o atormentado protagonista que sente todo um trauma de um passado sofrível. Lillis está corretíssima e serve de escada para Bettany brilhar. Aliás a cena do clímax numa breve discussão entre os dois no último ato é emocionante.

A produção não se furta em fazer uma ótima reconstituição de época, não só em design e figurino, mas também nos costumes, como por exemplo, na cena em que a irmã de Beth aparece grávida e fumando, numa época em que o glamour de fumar era maior do que a preocupação com a saúde.

O roteiro é inteligente, contém ótimos diálogos, consegue revelar os segredos dos personagens num excelente timing e, junto com a direção traz ao espectador uma escalada emocional que surpreende no último e edificante ato sem ser piegas ou apelativo.

Tio Frank” é um drama familiar acima do patamar que traz atuações encantadoras em um tema cada vez mais relevante e que é válido para qualquer época.

Curiosidades:

– O protagonista Frank e sua história foi parcialmente inspirado no pai do diretor do filme Alan Ball.
– Há uma cena em que Beth conta uma história de um colega de classe que morreu num acidente de carro, A história é baseada na irmã do diretor que morreu num acidente de carro quando ele tinha 13 anos e também estava no carro no momento do acidente.

Ficha Técnica

Elenco:
Paul Bettany
Sophia Lillis
Peter Macdissi
Steve Zahn
Judy Greer
Margo Martindale
Stephen Root
Lois Smith
Jane McNeill
Caity Brewer
Hannah Black
Burgess Jenkins
Zach Strum
Colton Ryan
Britt Rentschler
Alan Campbell
Cole Doman
Michael Perez

Direção:
Alan Ball

Produção:
Alan Ball
Bill Block
Michael Costigan
Peter Macdissi
Stephanie Meurer
Jay Van Hoy

Fotografia:
Khalid Mohtaseb

Trilha Sonora:
Nathan Barr

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑