Toda Forma de Amor (“Beginners”, EUA, 2011)

Genre : , ,

Filme independente com “i” maiúsculo que se utiliza de vários recursos de meta linguagem do cinema e que por ser muito bem feito, não cai nas armadilhas do gênero. O super versátil Ewan McGregor consegue ir do mais mainstream como “Star Wars” ao mais peculiar como Oliver, um jovem introspectivo que perdeu sua mãe muito cedo e que agora acaba de perder o pai para o câncer. Ao mesmo tempo em que ele relembra seus últimos meses com o pai, que acabara de se declarar homossexual, também conhece a enigmática Anna (a atriz francesa Mélanie Laurent de “Bastardos Inglórios”) com quem engata um curioso relacionamento.

Antes de falar da produção em si, não dá pra deixar de comentar sobre o magistral Christopher Plummer (“Millenium”) que ganhou merecidamente o Oscar de melhor ator coadjuvante pela sua atuação como Hal, pai de Oliver, como um homossexual que só assume sua condição ao fim da vida e sua ótima dinâmica com seu filho.

Com um elenco afinado – até a fraquinha Laurent dá conta do recado – o diretor Mike Mills (do também independente “Impulsividade”) caprichou em profundas mensagens que além de demonstrarem a personalidade de Oliver, tentam (e conseguem) tocar o íntimo do espectador, principalmente aquele a partir dos trinta anos, como nos momentos em que ele narra os costumes de seus pais e da população em geral nas décadas passadas.

Outro detalhe deliciosamente interessante é quando o protagonista externa suas emoções através de seus desenhos, os quais deveriam serir para a capa do disco de uma banda. Mills propositalmente não se preocupa em situar o público no tempo, fazendo edições cruas e embaralhando a cronologia da trama, para tornar a estética narrativa ainda mais chamativa e que, pela sua competência, acaba funcionando bem.

Por mais que sua realização tenha aspectos técnicos feito com uma criatividade ímpar, “Toda Forma de Amor” realmente impressiona por como essa técnica se junta a um singelo roteiro que através de seus personagens transpassam emoção que permite que uma situação tão peculiar consiga alcançar espectadores tão diversos. Os cinéfilos de carteirinha devem adorar.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Ewan McGregor
Christopher Plummer
Mélanie Laurent
Goran Visnjic
Kai Lennox
Mary Page Keller
Keegan Boos
China Shavers
Melissa Tang
Amanda Payton
Luke Diliberto
Lou Taylor Pucci

Direção:
Mike Mills

Produção:
Miranda de Pencier
Lars Knudsen
Leslie Urdang
Jay Van Hoy
Dean Vanech

Fotografia:
Kasper Tuxen

Trilha Sonora:
Roger Neill
Dave Palmer
Brian Reitzell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑