Todos os Meus Amigos Estão Mortos (“Wszyscy moi przyjaciele nie zyja”)

A Polônia mostra sua comédia de humor negro lançada pela Netflix com algumas boas sacadas, mas também com um peculiar tipo de humor e perdendo algumas oportunidades.

Tudo começa no dia seguinte, onde os policiais chegam numa casa onde todo mundo morreu e, para o expectador, a impressão que há é de que algum serial killer fez isso. Então filme retrocede 24 horas para o momento da festa, onde vamos constatar que todas as mortes ocorreram por conta de uma série de eventos (parcialmente) engraçados envolvendo todos os personagens.

Não há necessariamente um protagonista, mas pelo menos uns 10 personagens com atuações igualmente distribuídas ao longo da projeção que vão participando em paralelo das situações que acabam por culminar no cenário mostrado no início da trama.

Pode-se dizer que há uma questão cultural que talvez impacte um pouco no tipo de comédia que a produção quis mostrar, visto que os estereótipos do pós-adolescente polonês são diferentes do que o público ocidental está acostumado, apesar de seus realizadores tentarem ao máximo se aproximar do estilo americano (inclusive, colocaram na festa os famosos copos vermelhos usados em filmes de comédia universitária nos EUA).

Os eventos são interessantes e tem a boa sacada de parecer que algo está prestes a acontecer, deixando o espectador sempre com a pulga atrás da orelha. Já no quesito violência gráfica, perde-se boas oportunidades de trazer um toque slasher para a comédia que já tinha um caminho bem traçado, limitando-se apenas ao óbvio com um “nível de sangue” abaixo do esperado.

O mais curioso é o desfecho que quebra a narrativa de uma forma interessante e diferente. Não que agregue à mais ou a menos na trama, mas não deixa de ser um bom artifício artístico.

Todos os Meus amigos Estão Mortos” tem seu charme, tem a sua graça, merece uma olhada, mesmo que esbarre em questões de ritmo e até mesmo de estereótipos culturais.

Ficha Técnica

Elenco:
Michal Meyer
Adam Woronowicz
Julia Wieniawa-Narkiewicz
Adam Turczyk
Nikodem Rozbicki
Monika Krzywkowska
Szymon Roszak
Michal Sikorski
Adam Bobik
Tomasz Karolak
Mateusz Wieclawek
Yassine Fadel
Bartlomiej Firlet
Wojciech Lozowski
Aleksandra Pisula
Paulina Galazka

Direção:
Jan Belcl

Produção:
Leszek Bodzak
Aneta Cebula-Hickinbotham
Mitja Okorn

Fotografia:
Cezary Stolecki

Trilha Sonora:
Lukasz Targosz

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑