Trotsky – A Revolução Começa Na Escola (“The Trotsky”, EUA, 2011)

Genre : ,

Jay Baruchel de “Ela é Demais pra Mim” é especialista em personagens idiotas, deslocados e depreciados, conhecidos pelo seu correlato em inglês looser (perdedor). O diretor Jacob Tierney de “O Suspeito Mora ao Lado” repete a parceria com o ator, o qual interpreta Leon, um jovem com todos os predicados citados no início do texto, mas que se acha a reencanação de Leon Trótski, famoso intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do PCUS à morte de Lenin.

Morando no Canadá, um dos países mais politicamente corretos do planeta, ele se acha no direito de protestar por direitos iguais sem o menor bom senso e tenta criar sindicatos aonde vai. Por um lado, a graça da produção está justamente no absurdo do protesto e na figura cartunesca criada por Baruchel, principalmente em contrapartida ao restante dos personagens onde ninguém sabe exatamente do que ele está falando.

Infelizmente a história recai em clichês já muito batidos do gênero, especialmente no que diz respeito ao interesse amoroso de Trotsky, Alexandra (Emily Hampshire, também de “O Suspeito Mora ao Lado”), uma inteligente advogada que só por uma barra que o roteiro força poderia acabar sentindo algo pelo nosso apatetado herói. Destaque para os créditos finais muito bem elaborados.

Dividindo-se entre uma afiada crítica de costumes e uma comédia quase romântica com cansativos lugares comuns, “Trotsky” também deve dividir opiniões. É inteligente, mas esbarra nos pontos narrativos mais básicos. E ainda tem duas horas de duração. Dá pra protestar?
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Liane Balaban … Nadza

Jay Baruchel
Emily Hampshire
Dan Beirne
Justin Bradley
Geneviève Bujold
Anne-Marie Cadieux
Colm Feore
Dan Haber
David Julian Hirsh
Pat Kiely
Ricky Mabe
Linda Malo
Michael Murphy
Jessica Paré
Tommie-Amber Pirie
Erika Rosenbaum
Saul Rubinek

Direção:
Jacob Tierney

Produção:
Kevin Tierney

Fotografia:
Guy Dufaux

Trilha Sonora:
Malajube

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑