Um Dia Sem Mexicanos (“A Day Without a Mexican”, EUA / México, 2004)

Genre :

[youtube P8t8DCSP020]

Os EUA sempre tiveram um problema de imigração ilegal grande que acabou por gerar certo preconceito em relação aos latinos, principalmente os mexicanos, povo que faz fronteira com o país. Daí o diretor Serio Arau, irmão do também diretor Alfonso Arau (“Como Água para Chocolate“) decidiu fazer sua estréia na direção a partir de uma sacada genial: e se num belo dia, todos os mexicanos desaparecessem dos EUA num passe de mágica?

E num formato de mockumentary (pseudo-documentário), Arau mostra as desastrosas conseqüências, principalmente para a economia americana, focada no Estado da Califórnia. Faz questão de mostrar com números em anotações na tela índices que desmistificam certos valores que os americanos fazem questão de combater (Ex: 60% dos trabalhadores de obras nos EUA são latinos).

Os problemas começam porque Arau pensou que tivesse material suficiente para 95 minutos. Não tem. E estica como pode levando o formato até a exaustão através de cenas desnecessárias e pretensas piadas, mas sem graça. Feito com atores desconhecidos, este também não é o forte da produção. Vale mais pela idéia e alguns de seus desdobramentos. Se fosse um curta-metragem, seria bem melhor.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Yareli Arizmendi
John Getz
Maureen Flannigan
Muse Watson
Caroline Aaron
Melinda Allen
Eduardo Palomo

Direção:
Sergio Arau

Produção:
Isaac Artenstein
Eckehardt Von Damm

Fotografia:
Alan Caudillo

Trilha Sonora:
Juan J. Colomer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑