Um Homem Misterioso (“The American”, EUA, 2010)

Genre : ,

Se o filme-conceito “Os Limites do Contole” fosse mais comercial, certamente ele seria “Um Homem Misterioso“. Em ambos, temos um assassino profissional que passa a trama inteira se preparando para “entregar” um serviço. Só que em “Um Homem Misterioso” ele é ninguém menos que George Clooney (“Os Homens que Encaravam Cabras“).

Depois de descobrir que estava sendo perseguido a mando desconhecido, ele se isola num vilarejo na Itália para preparar uma arma encomenda especialmente para determinado assassinato. Lá ele conhece uma bela italiana (a top model Violante Placido) que o faz questionar seus valores, além de ter que lidar com os perigos que o rondam.

O diretor Anton Corbijn do ótimo “Controle” preferiu uma narrativa mais lenta justamente para privilegiar as potenciais ameaças ao protagonista. Mesmo que alguns espectadores fiquem desconfortáveis com o ritmo, é inegável a tensão constante de que a qualquer momento algo fatal pode acontecer a nosso anti-herói e vindo das mais improváveis pessoas. A dobradinha entre fotografia e trilha sonora com a condução de Corbijn monta uma atmosfera quase sempre perigosa mesmo nas cenas em que inspira tranqüilidade.

O elenco está correto e Clooney faz bem em trazer uma área que mistura um agente frio e meticuloso com um homem frágil. Baseado no no romance de Martin Booth A Very Private Gentleman, “Um Homem Misterioso” ainda sim flerta com conceitos artísticos que o afastam bastante dos blockbusters de plantão, enquanto se segmenta mais para o lado dos cinéfilos assumidos. Ainda contém uma interessante crítica ao jeito americano de ignorar a história e viver no presente, refletindo-se diretamente no protagonista.
[rating:3.5]
Ficha Técnica

Elenco:
George Clooney
Paolo Bonacelli
Thekla Reuten
Violante Placido
Irina Björklund
Johan Leysen

Direção:
Anton Corbijn

Produção:
Anne Carey
George Clooney
Jill Green
Grant Heslov
Ann Wingate

Fotografia:
Martin Ruhe

Trilha Sonora:
Herbert Grönemeyer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑