Um Método Perigoso (“A Dangerous Method”, Reino Unido / Alemanha / Canadá / Suíça, 2011)

Genre : ,

David Cronenberg varia de estilo quase que da água pro vinho. Depois do violento “Senhores do Crime”, ele passa para um tocante e pesado drama envolvendo os dois pais da psicanálise moderna.

Numa mistura de ficção e realidade, o expectador é apresentado a Carl Jung (Michael Fassbender de “Prometheus”), o ainda jovem psiquiatra que tinha grande admiração por Freud (Viggo Mortensen de “Na Estrada”), o qual depois de algum tempo de amizade intitulava Jung como seu herdeiro no segmento (isto é real, inclusive). Ao tratar de uma paciente esquizofrênica, Sabina (Keira Knightley de “Apenas Uma Noite”), Jung percebe que muitas das filosofias de Freud não se aplicam ao caso e começa a estudar caminhos divergentes do antigo mestre. Também começa a sentir uma certa atração pela garota e, junto com seus questionamentos acaba despertando a aspereza de Freud iniciando um embate intelectual que iria macular a relação deles para sempre, além de um amor arrebatador e proibido pela sua nova paciente, cruzando as fronteiras da ética e, sendo casado, do matrimônio.

Cronenberg exibe uma mão firme na direção e uma sensibilidade magistral que faz com que o público entre na história e faça os mesmos questionamentos dos personagens. Sua fotografia, feita pelo usual parceiro Peter Suschitzky, misturada com uma reconstituição de época competente e uma narrativa atraente com diálogos não só inteligentes como também com um vocabulário mais culto se assemelha a uma transposição visual de um ótimo livro. O elenco principal é um show a parte com Fassbender se esforçando para melhorar sua performance a cada filme, Mortensen dando um show como Freud e Knightley aproveitando sua magreza quase anoréxica para uma abordagem física transformadora em sua Sabina. E para fechar com chave de ouro, a trilha de Howard Shore (“A Invenção de Hugo Cabret”) que mantém um clima de tragédia iminente, mesmo que o público entenda que esta tragédia é muito mais interior e pessoal do que física ou épica.

Um Método Perigoso” é sem dúvida o melhor filme de Cronenberg nos últimos dez anos e uma pérola cinematográfica que deve agradar a uma ampla gama de cinéfilos.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
Keira Knightley
Viggo Mortensen
Michael Fassbender
Vincent Cassel
Sarah Gadon
André Hennicke
Arndt Schwering-Sohnrey
Mignon Remé

Direção:
David Cronenberg

Produção:
Jeremy Thomas

Fotografia:
Peter Suschitzky

Trilha Sonora:
Howard Shore

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑