Um Santo Vizinho (“St. Vincent”)

Bill Murray foi o gênio do cinismo sarcástico das comédias da década de 80, incluindo clássicos como “Os Caça Fantasmas” e “Feitiço do Tempo”. Com a idade avançando paradoxalmente ele passou a ser mais subestimado, mas muito mais versátil em seus papéis, estabelecendo, por exemplo, uma parceria de sucesso com o cineasta Wes Anderson, participando de todos os seus filmes, incluindo um dos vencedores do Oscar 2015 “O Grande Hotel Budapeste”.

Em “Um Santo Vizinho”, Murray exercita tanto seu lado cínico conhecido, quanto seu lado versátil como Vincent, um cara mal educado, que não gosta das pessoas, amargo, que fuma demais, bebe demais e joga demais, contraindo dívidas que não pode pagar e mantendo um estranho relacionamento com a prostituta russa Daka (Naomi Watts de “Insurgente”). Quando chegam seus novos vizinhos, a princípio ele tenta se aproveitar da situação sendo pago pra tomar conta do jovem Oliver enquanto sua mãe Maggie (Melissa McCarthy de “As Bem Armadas”) trabalha. E essa relação entre os personagens pode mudar a vida de Vincent.

A produção transita com uma liberdade narrativa harmônica entre a comédia e o drama sem nunca fugir do tema principal. O roteiro é consistente até o último minuto, jamais permitindo mudanças de personalidade bruscas e a esmo, sendo justamente isso que torna a história por si só crível e tocante. Acrescenta-se à obra a inspiradíssima trilha de Theodore Shapiro (“Apenas Uma Chance”) que tem papel fundamental principalmente no último ato.

Mas é Bill Murray que carrega o filme nas costas. Sem esforço algum ele sai do ranzinza para o emocional de forma orgânica, provando o grande ator que é. Há um momento em particular em que Vincent se recupera de uma doença que merecia indicações a prêmios pela sua simples existência.

Um Santo Vizinho” faz rir, emociona e traz Bill Murray na sua melhor forma. Um achado.

Ficha Técnica

Elenco:
Bill Murray
Melissa McCarthy
Naomi Watts
Chris O’Dowd
Terrence Howard
Jaeden Lieberher
Kimberly Quinn
Lenny Venito
Nate Corddry
Dario Barosso

Direção:
Theodore Melfi

Produção:
Peter Chernin
Theodore Melfi
Fred Roos
Jenno Topping

Fotografia:
John Lindley

Trilha Sonora:
Theodore Shapiro

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram