Uma Mãe em Apuros (“Motherhood”, EUA, 2009)

Genre : , ,

Há filmes que simplesmente não dizem a que vieram. Um dos exemplos é esse onde Uma Thurman (“Marido Por Acaso“) é Eliza, mãe de dois filhos no meio de uma crise de personalidade. Seu marido, Avery (Anthony Edwards do seriado “Plantão Médico“) não lhe dá a atenção necessária e ela tem a nítida impressão de que cuida sozinha das crianças. Na véspera do aniversário de seis anos sua filha, ela encontra uma oportunidade profissional de ser escritora, mas para isso ela terá que tentar conciliar os preparativos para a festa da filha com a tarefa de escrever um artigo, ao mesmo tempo em que encontra uma série de obstáculos para realizar essa proeza.

Apesar de querer se estabelecer como comédia, sua carga pseudo-dramática dilui ambos os gêneros e confunde o espectador. Também não se sabe se é um filme para crianças, adultos ou somente as mães. A protagonista se mostra enrolada de tal forma como se seus dois filhos tivessem sido deixados na sua porta no início do filme, esquecendo-se que há mais de cinco anos que ela os tem. Mostrando-se como uma pessoa falível, dando uma série de maus exemplos na tela – fuma escondido, infringe as leis de trânsito, expõe sua melhor amiga ao ridículo sem motivo algum – já se descarta o público infantil. Só que provavelmente os adultos não devem se identificar, já que os personagens são caricatos, como por exemplo, o do insosso Avery, cuja chatice é elevada à enésima potência pela falta de carisma de Edwards.

Pior é a maneira como tudo se resolve: parece que nada aconteceu. Os únicos destaques vão para a ponta de Jodie Foster como uma auto-sátira pra quem conhece a vida pessoal da atriz e a seleção musical de Randall Poster que acerta em algumas cenas como a da festa. “Uma Mãe em Apuros” termina como uma piada não terminada ou uma lição não aprendida. O que quer que eles tenham a dizer ou a mensagem a passar, perderam a chance com os piores deméritos.

[rating:1.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Uma Thurman
Anthony Edwards
Minnie Driver

Direção:
Katherine Dieckmann

Produção:
TiRachel Cohen
Jana Edelbaum
Pamela Koffler
Christine Vachon

Fotografia:
Nancy Schreiber

Trilha Sonora:
Joe Henry
Randall Poster

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑