Uma Prova de Amor (“My Sister’s Keeper”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

[youtube cftRPKedCkU]

O diretor Nick Cassavetes já provou que é craque em fazer a platéia chorar com “Diário de uma Paixão“.

Aqui ele exercita mais uma vez esse dom quando nos apresenta uma família onde a filha apresentou câncer desde cedo. Para tentar salvá-la ou prolongar sua vida os pais tomam a decisão eticamente questionável de ter outra menina, mas geneticamente alterada de forma a poder doar células ou órgãos para a irmã mais velha.

Aos 11, essa conveniente doadora, Anna (Abigail Breslin de “A Ilha da Imaginação“) decide não doar mais seu corpo e entra com uma ação contra a família, mais especificamente contra sua mãe (Cameron Diaz “Jogo de Amor em Las Vegas“) para ter a chamada emancipação médica. É lógico que isso desencadeia uma crise sem precedentes na família, justo porque a irmã enferma Kate (Sofia Vassilieva da série “Médium“) está precisando com urgência de um rim e o único compatível é o de Anna.

Uma Prova de Amor” poderia facilmente recair naquela produção água com açúcar de doente terminal e conflito familiar, mas Cassavetes tomou a acertada decisão de fazer a narrativa com cronologia alternada, sendo que, enquanto vamos acompanhando a linha do tempo no presente, também temos insights do que aconteceu no passado. E pelo fato desses flashbacks serem relativamente longos e não haver nenhum efeito de passagem do tempo, isso acaba funcionando positivamente para tornar ágil o raciocínio na platéia.

Breslin mais uma vez brilha com seu ar adulto, mas tanto Diaz e Vassilieva acompanham num drama que, com a trilha minuciosa de Aaron Zigman, parceiro habitual do diretor como em “Alpha Dog“, fará a mágica da multiplicação das lágrimas. Destaque para Alec Baldwin (“Amigos, Amigos, Mulheres à Parte“) como o advogado que entra com a ação, personagem que reserva ao publico uma interessante surpresa em sua atuação.

Mesmo claramente manipulador, “Uma Prova de Amor” guarda belas e harmônicas cenas que emocionam verdadeiramente. E orquestrar uma manipulação emocional desse tipo sem soar clichê não é para qualquer um.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Abigail Breslin
Cameron Diaz
Sofia Vassilieva
Heather Wahlquist
Jason Patric
Evan Ellingson
Alec Baldwin
Nicole Marie Lenz

Direção:
Nick Cassavetes

Produção:
Stephen Furst
Scott Goldman
Mark Johnson
Chuck Pacheco
Mendel Tropper

Fotografia:
Caleb Deschanel

Trilha Sonora:
Aaron Zigman

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram