Veronika Decide Morrer (“Veronika Decides to Die”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

Genre :

[youtube VkEITSgsqgk]

Se viver é uma arte, Paulo Coelho é um artista. Talvez seu grande mérito seja colocar em suas obras os clichês mais comuns do gênero que escreve de tal forma sutil que parecem idéias originais. E, felizmente, essa arte, pelo menos dessa vez, trabalha a favor da produção cinematográfica baseada em seu livro homônimo.

E Veronika aqui é Sarah Michelle Gellar (“Ligados Pelo Crime“), uma jovem deprimida com o mundo que resolve se matar numa tentativa mal sucedida a qual a faz ir para um instituto psiquiátrico. Ao acordar descobre que sua tentativa provocou um aneurisma e que só tem algumas semanas de vida.

O óbvio: sua chegada vai mudar a rotina de todo o instituto com a orientação de um psicólogo de métodos não ortodoxos (David Thewlis, da saga Harry Potter). Os clichês: no tal instituto teremos a paciente que parece ser mais lúcida que todos os médicos juntos, o rapaz que com o amor de Veronika deve se curar, o psicólogo com questões de ética pendentes e a colega de quarto problemática. Reveza alguns ótimos diálogos com falas presentes em 100% dos dramas de doenças.

Entretanto, como já disse, a capacidade do roteiro de suavizar seus próprios clichês, ameniza o efeito negativo e é ajudado pela ótima direção de Emily Young, seguidora da escola espanhola que conduz juntamente com uma fotografia brilhante a trajetória de nossa heroína. Sem falar, é claro, na trilha sonora minimalista, mas profundamente tocante e eficaz de Murray Gold (“Morte no Funeral“) o qual reveza entre composições próprias e vai de Debussy à bossanova.

Com o mínimo de atenção, o espectador que não leu a obra de Paulo Coelho, desvenda seu final e repara que o autor, como sempre, preferiu a saída mais fácil. Mas às vezes até nós, o grande público calejado de idéias requentadas, precisamos ser arrebatados por clichês e saídas fáceis. E dá até um bem estar de vez em quando.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Sarah Michelle Gellar
David Thewlis
Erika Christensen
Melissa Leo
Jonathan Tucker
Erica Gimpel
Matthew Cowles
Florencia Lozano

Direção:
Emily Young

Produção:
Jonathan Bross
Sriram Das
Chris Hanley

Fotografia:
Seamus Tierney

Trilha Sonora:
Murray Gold

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Alice
    on

    lindo filme absolutamente delicado sem parecer muito forçado, lindo demais a música realmente age como complemento essencial tanto que estou atrás dessa trilha sonora ( diz que tem uma versão japonesa de veronika decide morrer, queria ver mas ainda não achei)

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑