Winter, O Golfinho (“Dolphin Tale”, EUA, 2011)

Genre : ,

A história de Winter é um dos mais comoventes casos de superação já visto. Por conta de um acidente, ele ficou gravemente ferido na cauda e encalhou na praia. Achado por uma família dona de um aquário, acabou perdendo a cauda. Pra piorar, descobriram que sem a cauda, ele desenvolveria um problema motor que comprometeria sua movimentação até levá-lo à morte. Então, junto com um professor de universidade, eles desenvolveram uma prótese de cauda que, após algumas tentativas fez com que Winter voltasse a nadar e ter uma vida normal.

Lindo e maravilhoso. Mas aí virou um filme. O resultado foi típico de uma Sessão da Tarde esquecida no tempo. Encabeçado por um elenco infantil prodígio, mas um tanto afetado, como aquelas crianças que querem aparecer em frente às câmeras, a produção é previsível a ponto do espectador saber no minuto zero que a mãe do protagonista mirim – Ashley Judd de “Território Restrito” – vai ter uma queda pelo pai da família que cuida do golfinho, Harry Connick Jr. de “Recém Chegada“. Inclusive o roteiro faz questão de berrar aos quatro ventos que ambos são separados e prontos para uma nova chance.

Quem surpreende dando as caras por aqui é Morgan Freeman de “Red – Aposentados e Perigosos”. O surpreendente não é pela sua atuação – aqui ele interpreta a si mesmo – mas por participar de algo com o único propósito de ficar relegado a toneladas de outras produções do gênero.

Talvez o que mais valha em “Winter, o Golfinho” são os créditos finais quando mostram os registros históricos reais do golfinho e rapidamente sua trajetória vencedora. Essa sim foi a parte mais emocionante. O resto são clichês amontoados que só funcionam pra quem está com a sensibilidade muito a flor da pele. Ah, e pasmem: Winter interpreta a ele mesmo.
[rating:2.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Harry Connick Jr.
Ashley Judd
Nathan Gamble
Kris Kristofferson
Cozi Zuehlsdorff
Morgan Freeman
Austin Stowell
Frances Sternhagen
Austin Highsmith
Betsy Landin

Direção:
Charles Martin Smith

Produção:
Richard Ingber
Broderick Johnson
Andrew A. Kosove

Fotografia:
Karl Walter Lindenlaub

Trilha Sonora:
Mark Isham

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑