Xingu (Brasil, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Não é só de Wagner Moura e Selton Mello que vive o cinema brasileiro. O filme conta a história real dos irmãos Villas Boas que, movidos pelo espírito aventureiro, adentraram pela selva amazônica e foram os principais responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu que em 2011 completou 50 anos.

Vividos com bastante competência pelos atores João Miguel (“Cinema, Aspirinas e Urubus“), Felipe Camargo (“O Dia da Caça“) e Caio Blat (“As Mães de Chico Xavier“), os irmãos e sua relação entre si e entre os índios são o principal foco da produção que deixou qualquer fagulha de ação de lado para explorar o drama de como o contato com is índios afetou a todos os envolvidos.

O cineasta Cao Hamburguer de “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” mostra uma boa evolução ao fugir dos closes novelescos, arriscando vez ou outra uma maior movimentação de câmera e exploração do cenário. Inclusive, ele abusa um pouco do timing da filmagem a meio quadro, recurso que serve geralmente para fazer suspense pra a direção onde o personagem está olhando.

Apesar de ser um tanto episódico, segue um fluxo narrativo razoável e mostra no contexto histórico, mesmo sendo “livremente” baseado na história real, o sacrifício e as provações que os Villas Boas tiveram que passar para refrear o governo e convencer os índios a migrarem para a área de proteção, além de cada um carregar seus dramas pessoais, o que dá certa tridimensionalidade aos personagens.

Talvez o melhor registro seja mesmo descobrir a maneira que o governo percebia os índios, muitas vezes como invasores de suas próprias terras. O final apesar de meio abrupto, tem como bônus algumas filmagens da época com os personagens reais que enriquece ainda mais a experiência. Produzido por Fernando Meirelles, “Xingu” é muito competente e um bom programa mesmo que sem tanto apelo comercial. Para ser bem apreciado e aprendido.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
João Miguel
Caio Blat
Felipe Camargo
Maiarim Kaiabi
Awakari Tumã Kaiabi
Adana Kambeba
Tapaié Waurá
Totomai Yawalapiti
Maria Flor
Augusto Madeira
Fábio Lago

Direção:
Cao Hamburger

Produção:
Andrea Barata Ribeiro
Bel Berlinck
Fernando Meirelles

Fotografia:
Adriano Goldman

Trilha Sonora:
Beto Villares

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑