Zona Verde (“Green Zone”, Espanha / EUA / França / Inglaterra, 2010)

Genre : ,

Paul Greengrass retorna à sua parceria com Matt Damon de “Ultimato Bourne” num papel que relembra pelo menos as habilidades do agente Bourne. Só que aqui ele é um soldado do exército americano na ocupação do Iraque. Por acaso ele descobre a ponta de uma conspiração que pode ter sido a responsável pela invasão dos EUA ao Oriente Médio.

Baseado no livro de Rajiv Chandrasekaran “A Vida Imperial na Cidade Esmeralda“, cujo conteúdo aparenta ter muito a ver com a verdade, Greengrass mais uma vez demonstra todo o realismo no seu estilo de filmagem com câmera na mão e cortes rápidos, sempre deixando o espectador afoito. Outro ponto que parece ser uma constante em sua carreira é que mesmo com ação desenfreada, ele sempre é calcado num roteiro quase que impecável que torna o filme mais cerebral. A fotografia é um destaque por corroborar com o ambiente do Iraque (mas pasmem, foi filmado na Espanha), além da ótima edição já comentada e violência gráfica na medida certa. Damon e os demais coadjuvantes estão corretos, já que num gênero como esse, pouco se tem pra fazer.

Mesmo que o último ato seja artificialmente épico demais (culpa do roteiro), “Zona Verde” além de ser um ótimo filme de ação, mas que também mostra a engrenagem de como funciona uma teoria de conspiração, envolvendo desde os políticos, até os veículos de comunicação e passando por cima de nós, o povo, como sempre.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Matt Damon
Greg Kinnear
Brendan Gleeson
Jason Isaacs
Amy Ryan
Nicoye Banks

Direção:
Paul Greengrass

Produção:
Tim Bevan
Eric Fellner
Lloyd Levin

Fotografia:
Barry Ackroyd

Trilha Sonora:
John Powell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑