Nova enquete do Cinecríticas

A cada enquete do Cinecríticas, o número de votantes bate recorde!

E foi um mega sucesso a escolha da melhor saga de ação. Senhor dos Anéis foi o grande vencedor. Não é à toa que estamos fazendo a resenha da trilogia estendida. O resultado ficou assim:

Senhor dos Anéis: 26%
Piratas do Caribe: 19%
De Volta para o Futuro: 15%
Indiana Jones: 14%
Harry Potter: 12%
Star Wars: 11%
Parque dos Dinossauros: 4%

Nossa próxima enquete quer saber qual seu astro favorito de filmes de ação?

Desde o fim da década de 70, até por conta da Guerra Fria, Hollywood investiu bastante na persona de um guerreiro americano que sozinho conseguia destruir todos os inimigos. E determinados atores praticamente se eternizaram nesse tipo de papel.

Agora cabe a você escolher quem é o melhor!

Vamos aos candidatos:

Sylvester Stallone (62 anos) – Precursor do estilo de filme ‘exército de um homem só’, começou sua carreira em 1970 e, quem diria, fazendo um filme pornô conhecido no Brasil como “Garanhão Italiano”! Só ficou conhecido seis anos depois com o sucesso de Rocky, o qual escreveu e protagonizou. Daí, fez papéis memoráveis como Rambo e Stallone Cobra. Foi vivendo de bons filmes de ação, com destaque para “Daylight”, “Risco Total” e as continuações de “Rocky” e “Rambo”. Sua derrocada foi quando quis tentar comédias. “Oscar – Minha Filha Quer Casar” e “Pare Senão Mamãe Atira” foram fracassos tão retumbantes que, aos poucos, descarrilou sua carreira, chegando ao fundo do poço com “Pequenos Espiões 3D”. Ano passado deu a volta por cima com o ótimo “Rocky Balboa” e o fraco “Rambo 4”. Agora pretende ressuscitar mais uma série, “Desejo de Matar”, protagonizada originalmente pelo finado Charles Bronson.

Arnold Schwarzenegger (61 anos) – Ele também começou de modo estranho, como Mister Universo em 1970. Seu primeiro sucesso veio apenas 12 anos depois com “Conan – O Bárbaro”. E daí não parou mais, fazendo os sucessos “Exterminador do Futuro” e suas continuações, “Conan – O Destruidor”, “Predador” e um dos maiores exemplares do exército de um homem só, “Comando Para Matar”. Destaque também para “O Vingador do Futuro”, “O Sobrevivente” e “Inferno Vermelho”. Segurou bem as pontas até o fim da década de 90, inclusive com comédias razoáveis, até seus filmes perderem a qualidade gradativamente. Mas aí ele teve uma genial sacada: deu uma de Ronald Reagan e aproveitou a fama para se eleger governador da Califórnia, cargo que ocupa até hoje.

Chuck Norris (68 anos) – Chuck Norris não lê livros, ele os encara até conseguir toda a informação que precisa; Chuck Norris tem duas velocidades: andar e matar; Chuck Norris pode dividir por zero. Essas são apenas algumas “verdades” (vide www.chucknorris.com.br) de um dos astros de filmes de ação mais cultuados de todos os tempos. O ex-campeão de karatê começou no cinema no início da década de 70 e povoou o Corujão da Globo com filmes como “Jogo da Morte”, “Os Bons se Vestem de Negro”, “Fúria Silenciosa” e “McQuade – O Lobo Solitário”. Mas somente com “Bradock” e suas duas continuações e “Comando Delta” e sua inconfundível trilha sonora, ele estourou no Brasil. Depois passou a fazer séries para a TV americana e telefilmes. E o engraçado é que somente com o advento da Internet é que ele começou a ficar mundialmente cultuado pelo site Chuck Norris Facts e seu homônimo brasileiro já citado. Dizem que quem não votar nele vai receber um roundhouse kick!

Bruce Willis (53 anos) – O astro de “Duro de Matar” começou na TV, sendo o adorável canalha David Edison, o detetive e interesse amoroso de Maddie Hayes em “A Gata e o Rato”. Daí pra frente, seu nome foi sinônimo de sucesso garantido em qualquer gênero que se aventure. Vide suspenses como “O Sexto Sentido”, filmes de ficção como “O Quinto Elemento”, romances como “A História de Nós Dois”, dramas como “O Indomável” e “Alpha Dog”, comédias como “Encontro às Escuras” e o que ele melhor sabe fazer, os filmes de ação como “Refém”, “Sin City” e “16 Quadras”. Tudo bem que ele fez algumas bombas como “A Cor da Noite”, “Hudson Hawk – O Falcão está à Solta”, “Armagedon” e, mais recentemente, “A Estranha Perfeita”. Mesmo assim, o prestígio do moço continua em alta há mais de 20 anos.

Dolph Lundgren (49 anos) – O cara matou Appolo Creed, já foi o Justiceiro e até o He-Man! Além disso ganhou o M.A. no Stockholm’s Royal Institute of Technology E é membro vitalício do M.I.T. por conta de seu QI de gênio. Sim, todos esses méritos em áreas tão diferentes são de Lundgren, que chamou atenção como antagonista do Stallone em “Rocky 4” e, além dos personagens já citados, ainda fez “Soldado Universal”, com Van Damme, e “Johnny Mnemonic”, com Keanu Reeves. Depois isso foi sumindo e até hoje faz filmes de quinta categoria lançados direto pra DVD.

Jean-Claude Van Damme (48 anos) – Duas coisas que ele fazia bem na juventude: lutar artes marciais e… dançar balé! E quase que ele segue a carreira de bailarino. Se fez a escolha certa, nunca vamos saber. Mas começou em filmes de artes marciais como “Retroceder Nunca, Render-se Jamais” e despontou com “Kickboxer”. Fez alguns poucos filmes mais interessantes como “Soldado Universal” e “Timecop”, mas aí se envolveu com drogas e viu sua carreira ir por água abaixo com filmes ruins e lançamentos diretos em DVD. Promete se reinventar com a comédia “JCVD” (as iniciais do nome dele) para o fim do ano onde vai satirizar a si próprio. Será?

Vin Diesel (41 anos) – Já na nova geração de atores brutamontes, ele talvez seja o último remanescente dos atores ‘exército de um homem só’. Apesar de ter aparecido no mega sucesso “O Resgate do Soldado Ryan”, só se destacou como Riddick na ficção de terror “Eclipse Mortal”e depois, como o vilão gente boa de “Velozes e Furiosos”, até despontar para o estrelato com “Triplo X”. Ficou revezando no gênero ação como “O Vingador” e “A Batalha de Riddick” e comédias bestas como “Operação Babá”. Está nos cinemas com “Missão Babilônia”.

CONFIRA TAMBÉM