Queime Depois de Ler (“Burn After Reading”, EUA / Inglaterra / França, 2008) ***NOS CINEMAS***

[youtube fIq8uIH6uUA]

Que os irmãos Coen são diferentes todo mundo sabe. Depois de ganharem o Oscar com “Onde os Fracos Não Têm Vez“, eles retornam com uma estranha comédia. O adjetivo estranho é porque só sabemos que é comédia por conta da atuação.

Um CD com informações confidenciais da CIA pertencente a um analista recém demitido (John Malkovich de “A Troca“) cai nas mãos de dois instrutores de academia – Brad Pitt de “O Curioso Caso de Banjamin Button” e Frances McDormand de “A Vida Num Só Dia” – os quais querem tirar algum dinheiro disso através de chantagem, sem saber onde estão se metendo. Mas a história está longe de ser só isso. Os diretores fazer questão de propor uma teia narrativa que não se conecta de imediato e cujos vínculos muitas vezes são sutis, estimulando a mente do espectador. Muitas traições permeiam toda a trama mostrando como pessoas normais podem ser tão estúpidas.

Talvez o único problema de “Queime Depois de Ler” é a falta de condução de gênero. Explico: tal qual iniciei o texto, essa é uma comédia sem ser comédia, isto é, não tem a trilha sonora de comédia (por sinal a trilha em si é muito discreta), não tem a fotografia de uma comédia, enfim, não tem elementos técnicos de uma comédia e fica difícil o público discernir o gênero não fosse os próprios atos sem senso de ridículo que seus personagens cometem. Lógico que isso foi um recurso artístico-narrativo que os Coen usaram para tornar sua obra mais uma vez ímpar. Porém provavelmente o grande público vai torcer um pouco o nariz.

Um detalhe que vale comentar é que, ao contrário de seu filme anterior, este tem pouquíssima violência, mas quando ela é usada, chega a ser chocante de tão real.

O elenco está ótimo e Brad Pitt está hilário como o instrutor imbecil. Reparem na maneira como ele toma seu suco e em seu rápido sorriso na sua cena final. Agora o melhor do filme não está em nenhum dos protagonistas, mas sim em dois diálogos sensacionais feitos por um agente da CIA (David Rasche, famoso nos anos 80 pelo seriado da Globo “Na Mira do Tira“) e seu chefe (J.K. Simmons da trilogia “Homem-Aranha“). São, sem dúvida, os dois melhores momentos do filme e só por eles, já valeria o ingresso.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
George Clooney
Frances McDormand
John Malkovich
Tilda Swinton
Brad Pitt
Richard Jenkins
Elizabeth Marvel
David Rasche
J.K. Simmons
Dermott Mulroney

Direção:
Joel Coen
Ethan Coen

Produção:
Tim Bevan
Ethan Coen
Joel Coen
Eric Fellner

Fotografia:
Emmanuel Lubezki

Trilha Sonora:
Carter Burwell

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram