Guerra ao Terror (“The Hurt Locker”, EUA, 2008)

[youtube OJS4maWtw5s]

É possível fazer um ótimo filme sobre um tema já tão batido quanto a guerra ao terrorismo? É. Infelizmente não foi dessa vez. São 130 minutos mostrando os últimos dias de um batalhão americano e como a guerra influencia na vida de cada um, em específico de um trio de soldados após a morte de seu desarmador de bombas (Guy Pierce de “O Traidor” numa ponta). Quando o novo especialista chega (Jeremy Renner de “O Assassinato de Jessy James Pelo Covarde Robert Ford“), os conflitos aumentam, pois este parece não ter nenhum senso de responsabilidade, tomando decisões inconseqüentes que podem colocar a todos em perigo.

Kathryn Bigelow, que teve seu auge dirigindo marcos como “Caçadores de Emoção” e “Perto da Escuridão” no fim dos anos 80 e início dos 90 e que, há 6 anos não dirige desde “K-19: The Widowmaker“, fez um monstro de mais de duas horas com pouquíssimo conteúdo.

Cenas de ação com pouco suspense e tensão e ainda tentou rechear esse sanduíche de vento com participações especialíssimas de Pearce (já citado), David Morse (“Passageiros“) e, pasmem, Ralph Fiennes (“O Leitor“), entre outros, os quais se limitam a pontas de luxo.

Renner e seus coadjuvantes mostram belas atuações, mas esbarram no roteiro engessado, principalmente sobre a explicação do comportamento do protagonista que a gerra vicia, o qual não foi bem desenvolvido em tanto tempo. Os últimos 5 minutos talvez tenham mais a mostrar que os primeiros 125. Para um filme bem melhor e sobre o mesmo tema, melhor alugar “Soldado Anônimo” de 2005.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Jeremy Renner
Anthony Mackie
Brian Geraghty
Guy Pearce
Ralph Fiennes
David Morse
Evangeline Lilly
Christopher Sayegh
Toby Kebbell
Jeremy Piven
Chris “Ludacris” Bridges
Jimi Mistry

Direção:
Kathryn Bigelow

Produção:
Nicolas Chartier
Greg Shapiro

Fotografia:
Barry Ackroyd

Trilha Sonora:
Marco Beltrami

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram