A Caixa (“The Box”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

Você tem em mãos uma caixa com apenas um botão. Se você aperta esse botão, leva 1 milhão de dólares, mas alguém que você não conhece vai morrer. Caso contrário, não tem direito ao dinheiro. Esse é o dilema que o casal formado por Norma (Cameron Diaz de “Uma Prova de Amor“) e Arthur (James Marsden de “Vestida Para Casar“) estão passando. Um misterioso senhor (Frank Langella de “Frost/Nixon“) bateu em sua porta, fez a oferta e deu-lhes 24 horas para pensar. Achando um trote inicialmente, o casal começa a ter provas da veracidade da proposta. Ao escolherem, uma série de desdobramentos macabros começa a se abater sobre os dois e eles devem correr para descobrir o mistério que envolve a caixa se quiserem continuar vivos.

Baseado no episódio “Buttons Buttons” da antiga série de TV “Além da Imaginação” e reimaginado pela mente quase doentia do diretor Richard Kelly – sim, o autor de um dos maiores cults da década, “Donnie Darko“, mas que escorregou em “Southland Tales: O Fim do Mundo” – “A Caixa” consegue com um mínimo de efeitos especiais e uma trilha apenas orgânica, passar ao espectador um nível de tensão quase insuportável.

Colocando elementos abstratos em toda a teia que tece a narrativa (Kelly é mestre nisso), ele consegue que, mesmo sem entender detalhes da mecânica de como toda a experiência envolvendo a caixa funciona (vai desagradar os mais puristas), ainda sim fazer o público ter o total panorama, mesmo que visto de longe, do propósito tão magnânimo dessa experiência. O roteiro é cheio de surpresas, referências e simbolismos onde tudo parece se encaixar com perfeição e ainda traz luz à velha discussão de que quanto mais próximo o homem da ciência, mais se chega à conclusão de que nada se pode ter sido criado sem Deus. Ao mesmo tempo em que é um filme de terror com todos os elementos que compõe o gênero, também traz uma profunda reflexão da natureza humana e do que significa se sacrificar para o bem do próximo.

Com várias reviravoltas, seu desfecho anda se dá ao luxo de plantar uma questão na cabeça dos mais observadores sobre a relação entre causa e conseqüência: apertar o botão faz com que alguém morra ou tudo já era pré-definido? Existe mesmo o livre arbítrio? Muito melhor do que responder a essas perguntas, “A Caixa” nos deixa ainda com mais dúvidas. O que nesse caso em particular é bem melhor. Imperdível.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Cameron Diaz
Gillian Jacobs
James Marsden
Frank Langella
Michael Zegen
Lisa K. Wyatt
Ryan Woodle
Basil Hoffman

Direção:
Richard Kelly

Produção:
Richard Kelly
Dan Lin
Kelly McKittrick
Sean McKittrick

Fotografia:
Steven Poster

Trilha Sonora:
Win Butler
Régine Chassagne
Owen Pallett

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram