Encontro Explosivo (“Knight and Day”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Tom Cruise (“Operação Valquíria“) resolveu desconstruir seu agente Ethan Hunt da saga “Missão Impossível” para enfim parodiá-lo. Aqui ele é Roy Miller, de uma divisão ultra secreta do FBI, que numa viagem de avião que não termina nada bem, envolve-se com a desastrada June (Cameron Diaz de “A Caixa“) e acaba sendo confundida como cúmplice de Roy. Sim, porque ele é acusado de traidor ao roubar uma importante bateria capaz de gerar energia ilimitada. O casal, entre tapas e beijos, vai ter que provar sua inocência e achar o verdadeiro culpado.

É surpreendente ver uma comédia despretensiosa ter o volume de efeitos especiais de “Encontro Explosivo“. Mas é claro, estamos falando de Tom Cruise e, pelo menos por enquanto, os estúdios apostam todas as suas fichas nele (no caso, estamos falando de U$ 117 milhões), seja no gênero que for. Só que aí a matemática não fecha: mesmo com uma produção milionária e efeitos de ponta, mesmo com dois dos rostos mais conhecidos e bem aceitos de Hollywood capitaneando o filme, ele continua não passando de uma comédia rasteira, cheia daqueles clichês que todos amam odiar.

Pra piorar, Cruise coloca a si próprio como indestrutível, acumulando mentiras mais escabrosas do que no clássico dos anos 80 “Remo – Desarmado e Perigoso“. Algumas seqüências que poderiam soar engraçadas, podem causar insatisfação no espectador por insultar sua inteligência. Outras mesmo com uma boa intenção fica com gosto de que está faltando alguma coisa, como por exemplo, a da escapada de Roy, vista pelos olhos de June enquanto ela está drogada, onde o espectador percebe apenas vislumbres rápidos da ação, mas nunca é levado a entender como sua fuga se desenrola (mais pra frente essa seqüência é “repetida” com um resultado melhor por conta do contexto mais crível).

O que ainda salva é a ótima química entre Cruise e Diaz (ambos trabalharam juntos em “Vanilla Sky“). Eles estão tão confortáveis em seus respectivos papéis que literalmente ganham a platéia com seu carisma e simpatia e fazem acreditar no velho modelo de comédia onde o casal se ama e se odeia, como se fosse um conceito original.

Em suma, “Encontro Explosivo“, apesar de mediano, tem o frescor dos astros em ótimas performances, mas com uma narrativa com mais ação do que cérebro, ficando muito aquém do seu potencial. Se investissem no roteiro como investiram em efeitos especiais, o filme sairia por metade do preço e seria bem melhor.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Tom Cruise
Cameron Diaz
Peter Sarsgaard
Jordi Mollà
Viola Davis
Paul Dano
Marc Blucas
Maggie Grace

Direção:
James Mangold

Produção:
Todd Garner
Cathy Konrad
Steve Pink
Joe Roth

Fotografia:
Phedon Papamichael

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram