500 Dias com Ela (“(500) Days of Summer”, EUA, 2009)

Genre : ,

Atenção: esse filme não é para todos os gostos. Retrata o período de 500 dias em que o jovem escritor de mensagens para cartões comemorativos Tom (Joseph Gordon-Levitt de “Killshot – Tiro Certo“) passou namorando Summer (Zooey Deschanel de “Sim Senhor“). O próprio título em inglês remete a 500 Dias de Verão, como se realmente Summer (verão) fosse uma estação e como tal, passageira. De um lado, ele morto de apaixonado e do outro ela, sem querer comprometimentos mais profundos. Vemos nesses 500 dias o relacionamento atingindo seu auge e depois se desgastando até o doloroso término.

Agora porque não é todo mundo que vai gostar dessa obra? Porque ela não é contada de maneira linear e usa uma série de figuras de linguagem para expressar os sentimentos dos personagens. Só que é justamente por isso que a narrativa é tão rica. Ao ir e vir no tempo da narrativa, há dois efeitos: força o raciocínio do espectador a juntar as peças do namoro, o que dá um gás a mais na história; e compara situações semelhantes em tempos diferentes, mostrando como o desgaste muda a reação das pessoas mesmo com estímulos semelhantes.

E as metáforas são ótimas: ao retratar a felicidade de Tom com um número musical ou as diversas passagens do tempo alternando a cor do desenho do clima. Contudo, como o público médio prefere histórias mais cartesianas, algumas pessoas devem torcer o nariz ao final da sessão.

500 Dias com Ela” procura mostrar a realidade dos relacionamentos sem o glamour das comédias românticas usuais. Não tem como não se identificar com pelo menos uma das inúmeras situações presentes neste longa. Mostra que o final feliz depende mais de nós do que dos outros. Haverá uma relação de amor ou ódio dependendo do espectador que ver, até porque conta com o agravante de ser meio longo, mas numa análise mais refinada não tem como não se deixar apaixonar pelo filme… e no caso dos homens, pelos olhos azuis de Zooey Deschanel.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Joseph Gordon-Levitt
Zooey Deschanel
Geoffrey Arend
Chloe Moretz
Matthew Gray Gubler
Clark Gregg
Patricia Belcher
Rachel Boston
Ian Reed Kesler

Direção:
Marc Webb

Produção:
Mason Novick
Jessica Tuchinsky
Mark Waters
Steven J. Wolfe

Fotografia:
Eric Steelberg

Trilha Sonora:
Mychael Danna
Rob Simonsen

 

2 Comments

Leave us a comment

  • Ícaro Guimarães
    on

    É um dos melhores filmes de 2009,é atual e original.Merecia uma indicação para melhor roteiro original,mas enfim,recomendadissímo.

  • silvio3611
    on

    … e tem várias referências musicais, tipo Smiths, Beatles …

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑