Adam – Memórias de uma Guerra (“Adam Resurrected”, Alemanha / EUA / Israel, 2008)

Genre : ,

Às vezes uma produção tem alguns aspectos notáveis, porém peca em outros de tal forma a diminuir muito o potencial de uma história. Adam (Jeff Goldblum de “Coincidências no Amor“) é um judeu em pleno período nazista, o qual se apresentava com sua família como artista circenses numa casa de espetáculo. Capturado pelo Terceiro Reich, ele é separado da sua família para viver como animal de estimação do comandante da campo de concentração Klein (Willem Dafoe de “2019 – O Ano da Extinção“). Anos depois ele se encontra num hospício para sobreviventes da guerra e deve lidar com seus demônios.

Perto de papéis medíocres a que vinha se submetendo nos últimos tempos, é correto dizer que Goldblum entrega a performance de sua vida como o atormentado Adam. Ele o transforma num de seus personagens mais complexos, dividido entre a insanidade, covardia, brilhantismo e coragem. Defoe, como sempre muito competente, consegue extrair o melhor de um personagem já tantas vezes retratado.

Infelizmente o diretor Paul Schrader de “O Acompanhante” parece ter tido um surto e dirigido de forma totalmente descabida. Intercalando cenas do presente e passado e numa tentativa artística até que bem sucedida de colocar o pretérito como preto e branco, ele erra sucessivamente em quebrar o ritmo da narrativa, onde ótimas seqüências (principalmente no campo de concentração) são podadas para adentrar um presente desinteressante. As próprias loucuras de Adam e seu comportamento instável são explicadas de forma rasteira, tal qual seu relacionamento com uma criança, também paciente do instituto psiquiátrico.

Quem alugar em DVD vai ver nos extras uma explicação mais consistente do próprio protagonista ao dizer que o presente era algo surreal, visto que naquela época não havia nenhum instituto para judeus psicologicamente afetados (eles surgiram no início dos anos 80) e que, portanto, essas seqüências seriam uma vasta licença poética do diretor para exercer seu lado, digamos, artístico. Não que isso não seja detectável, mas é inequivocamente, algo nem tanto justificável.

Baseado no livro de Yoram Kaniuk, “Adam – Memórias de uma Guerra” consegue ter atuações acima da média, algumas seqüências marcantes, mas que infelizmente não soube juntar suas melhores qualidades para fazer um filme intenso, sendo apenas uma grande colcha de retalhos.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Jeff Goldblum
Willem Dafoe
Derek Jacobi
Ayelet Zurer
Moritz Bleibtreu
Hanna Laslo
Joachim Krol
Juliane Köhler
Idan Alterman
Veronica Ferres
Yevgenia Dudina
Dror Keren
Shmuel Edelman

Direção:
Paul Schrader

Produção:
Ehud Bleiberg
Werner Wirsing

Fotografia:
Sebastian Edschmid

Trilha Sonora:
Gabriel Yared

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑